“Cristais do Tempo”
Abrindo 2021 com uma programação cultural rica, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal retoma as atividades com a sustentação de uma ação muito especial: a exposição “CoMciência – Cristais do Tempo”, que segue com programação virtual ao longo de janeiro. Hoje e no próximo dia 21, duas quintas-feiras consecutivas, o MN Gerdau realizará dois bate-papos, respectivamente, com os artistas Bruno Alencastro e Felipe Carelli, que compartilharam suas experiências como realizadores de arte digital e aprofundaram nos debates propostos por suas obras e, claro, pelo recorte curatorial do Edital CoMciência. A montagem teve como tema proposto aos artistas “Cristais do tempo: emergências nas fissuras do presente”. Os bate-pagos podem ser acessados no Youtube do MM Gerdau Museu das Minas e do Metal (https://www.youtube.com/channel/UCe3cyY5I8-dWQ1ID7eZVOEg)
Curso de cinema
As inscrições para o módulo “Elaboração e Autonomia”, do curso “A imagem como potência”, que será ministrado pelo professor e pesquisador Júlio Vitorino Figueroa, estão abertas. O foco desse módulo será o cinema documentário. Os interessados podem se inscrever até o próximo sábado pelo site www.imagempotencia.com.br ou pelo telefone de contato (31) 98238-5352. A atividade é gratuita, realizada de forma on-line e voltada para jovens a partir de 15 anos de idade. As aulas acontecerão aos sábados, dias 16, 23 e 30 de janeiro, das 14 às 16h30, e no dia 8 de fevereiro, das 20 às 22h30. O curso é gratuito.
Oficina de dinossauros
Nos dois próximos domingos, às 10 horas, o músico e produtor de vídeos João Mota vai ensinar a fazer dinossauros no canal on-line do Memorial Vale. Você sabia que o território de Minas Gerais muito tempo atrás foi ocupado por dinossauros? Um deles é o Trigonosaurus, que viveu há 70 milhões de anos na região hoje conhecida como Triângulo Mineiro. Os fósseis do Trigonosaurus foram encontrados nos anos 1940. Ele tinha a altura de um elefante e 12 m de comprimento, era herbívoro e pesava 10 toneladas! Que tal aprender a fazer esse dinossauro utilizando materiais descartáveis? João Mota ensinará a fazer o Trigonosaurus e também o famoso Tricerátops que viveu nos Estados Unidos.
Contação de estória
Nos próximos dias 26, 27, 28 e 29, às 11 horas, o Memorial Vale apresenta no seu canal on-line o espetáculo de contação de estória “Seu Dazim Conta…”, com Keu Freire. Será um convite a uma boa prosa sobre lendas brasileiras. Um cafezim, um queijo dos bons, uns minutim de conversa, música com viola caipira e pronto! Seu Dazim propõe que o público embarque junto a ele nas lendas brasileiras e nos mais curiosos causos de que já se ouviu falar. O evento integra o projeto “Eu, Criança, no Museu!” do Memorial Vale. Keu Freire é ator, diretor, professor e produtor teatral formado no Teatro Universitário da UFMG (2011) e graduado pelo curso de licenciatura em teatro da UFMG.
Trem Tan Tan
No próximo dia 31, às 16 horas, o Memorial Vale traz o grupo Trem Tan Tan para apresentar o show “Sambilolado e Trem Negreiro”. Será uma síntese dos últimos trabalhos produzidos pelo coletivo, um repertório recheado de sambas reflexivos, românticos, funk, samba rock e outros que fazem denúncias sociais dos preconceitos vividos pelo cidadão com sofrimento mental. A apresentação integra o projeto “Gerais Cultura de Minas” do Memorial Vale, no canal on-line. O grupo musical Trem Tan Tan tem duas décadas de trajetória artística. É formado por um coletivo de compositores portadores de sofrimento psíquico. Nascido nas oficinas dos centros de Convivência Venda Nova e Providência, dispositivos da Política de Saúde Mental de Belo Horizonte, o coletivo propõe a inserção social, o resgate de cidadania do cidadão com sofrimento psíquico e o tratamento em liberdade em uma rede de serviços substitutivos ao manicômio.