CURTAS DC MAIS | 16/05 a 18/05

16 de maio de 2020 às 0h05

Semana de Museus

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Internacional de Museus. Todos os anos, nesta data, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a Semana Nacional de Museus que, em 2020, chega a sua 18ª edição. A temática é definida pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e, este ano, o tema é “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

Nesta edição, com o Memorial Minas Gerais Vale (MMGV) fechado, devido ao isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus, entre esta segunda-feira (18) e a próxima sexta-feira, o espaço vai exibir uma série de publicações em suas redes sociais, apresentando uma parte dos trabalhos que já foram realizados ao longo dos anos dentro deste tema.

Live de Lô Borges

Lô Borges faz sua primeira live neste sábado (16), às 21h30, na plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte. O acesso é por meio do site. Os conteúdos da plataforma podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares.

O músico mineiro apresentará grandes clássicos de sua carreira, como “Paisagem da Janela”, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Clube da Esquina”, “Para Lennon e McCartney” e “O Trem Azul”. Lô Borges tem 14 discos e três DVDs lançados ao longo de 48 anos de carreira, iniciada em 1972 com o lançamento do álbum “Clube da Esquina”, com Milton Nascimento.

“Minas Arte em Casa”

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) continua valorizando a cultura local e apoiando os artistas mineiros. Como espaços culturais e de lazer tiveram que ser fechados e muitos ficaram impossibilitados de exercer seu ofício, por causa a pandemia de coronavírus, o Legislativo está lançando o programa “Minas Arte em Casa”, que vai promover apresentações de artistas mineiros, na TV Assembleia e nas redes sociais da instituição.

O edital público para seleção de 40 apresentações artísticas será publicado no Portal da Assembleia, neste sábado (16), e as inscrições ficarão abertas até 9 de junho. A ALMG pretende ajudar a movimentação do setor cultural e criar oportunidades de trabalho e renda para artistas locais, além de levar um pouco de arte e alegria à casa dos mineiros.

Ópera Nabucco

Dando sequência ao projeto “Palácio em sua companhia”, a Fundação Clóvis Salgado expande sua atuação para o YouTube, com exibições de eventos realizados pelos corpos artísticos no Grande Teatro Palácio das Artes. A estreia foi ontem com a belíssima ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi, montagem de 2011, com direção artística de Silvio Viegas e direção cênica de André Heller-Lopes.

Participaram o Coral Lírico de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com destaque para a solista internacional, Eiko Senda. Composta por quatro atos, Nabucco conta a história do rei Nabucodonosor da Babilônia. O coro “Va, Pensiero”, com sua bela melodia, é um dos mais famosos e, talvez, um dos mais executados em todo o mundo. Esse registro permanecerá disponível ao público até às 18 horas do próximo dia 22.

“Músicos em Casa”

Uma ação do ECA – Espaço de Cultura e Arte, o projeto “Músicos em Casa”, tem movimentado a vida de alguns músicos e, ao mesmo tempo, levado arranjos diferenciados para alegrar o público que está em casa e que curte uma novidade. De acordo com o idealizador e pianista Ricardo Matosinho, a ideia surgiu para viabilizar financeiramente alguns artistas que estão em casa e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento musical diferenciado a quem está em isolamento social, devido ao Covid-19.

A cada semana, às segundas-feiras, sempre às 18 horas, um novo vídeo será postado nas redes sociais, Facebook e Instagram – @ecabh , até junho, podendo se estender. A curadoria do repertório e dos artistas é feita pela equipe de músicos do ECA. Cada vídeo pode ter uma instrumentação diferente, incluindo piano, harpa, viola, soprano, barítono, flauta e trompete.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail