CURTAS DC MAIS | 16/09

16 de setembro de 2020 às 0h05

img
Crédito: Freepik

Tricentenário de Minas

Em 2020 são comemorados os 300 anos de Minas Gerais e a data ganha homenagem especial na Academia Mineira de Letras. O acadêmico, escritor e jornalista Angelo Oswaldo apresenta a palestra “O Tricentenário da Capitania de Minas Gerais”, que fica disponível ao público a partir de amanhã, às 11 horas, no YouTube da AML. Em síntese apurada, o acadêmico Angelo Oswaldo narra os acontecimentos históricos que culminaram na autonomia da Capitania de Minas Gerais, em 1720. Ele destaca os movimentos das entradas e das bandeiras, para a Guerra dos Emboabas, o governo do Conde de Assumar, a revolta de Felipe dos Santos e o governo seguinte, de Antônio de Albuquerque. 

 Fotos “lambe-lambe” 

A Casa Fiat de Cultura acaba de lançar uma exposição virtual em suas redes sociais. A mostra “Conexão Casa Fiat de Cultura e MIS-SP: Lambe-Lambe” é realizada em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo e apresenta obras que foram destaque de uma das primeiras coleções do acervo do museu. . Na exposição virtual, o público vai saber um pouco mais sobre as imagens que integram o acervo do museu, com curiosidades sobre a realização da pesquisa que resultou na exposição, e sobre o ofício registrado nas fotos. A exposição virtual irá gerar um e-book após sua exibição. Os fotógrafos de lambe-lambe surgiram no começo do século XX. Realizavam seu trabalho em praças, parques e outros espaços de rua, registrando momentos familiares e a própria cidade.

Teatro em movimento

Amanhã, às 20 horas, vai ao ar, pelo perfil @teatroemmovimento , mais um episódio inédito da websérie #Quarentemas, que integra o projeto Teatro EmMov Digital. A atriz Teuda Bara, do Grupo Galpão, é a estrela desse episódio intitulado “Embaralhada”. Todas as cenas foram elaboradas pela artista sem sair de casa, através de muitas chamadas de vídeo, ensaios e reuniões virtuais. A direção geral é de Inês Peixoto (Grupo Galpão), as premissas dramatúrgicas são de Vinicius Calderoni e a idealização e coordenação de produção é de Tatyana Rubim, criadora do Teatro em Movimento, festival que há 19 anos promove a circulação de espetáculos teatrais por diversas cidades brasileiras.

Dia do Cerrado

No mês em que se comemora o Dia do Cerrado, a CBMM convida especialistas em meio ambiente e sustentabilidade para debater a importância desse bioma, presente em 22% do território nacional, em webinar que acontecerá na próxima sexta-feira, às 16 horas. Para tratar dessa pauta tão oportuna, a CBMM convidou o cientista Francisco Oliveira Filho, especialista em conservação e membro do comitê científico da Extreme E; Rafael Tello, professor da Fundação Dom Cabral; Maurício Colombari, sócio e líder da área de sustentabilidade da PwC Brasil, e Nayara Mesquita Mota, bióloga com doutorado em ecologia e responsável pelo Laboratório de Botânica do Instituto Inhotim. A mediação será feita por Thiago Amaral, gerente de Meio Ambiente e Apoio Tecnológico da CBMM.

Evento de empreendedores 

O “Meu negócio pra chamar de seu” vem promovendo o encontro de empreendedores de ramos diferentes, mas com potencial de se complementar, estimulando o debate sobre cases reais e efetiva colaboração do público. Este mês, em sua terceira edição, o projeto convida Tatiana Silva e Sérgio Souto, duas pessoas atuantes na cena belo-horizontina que falarão sobre publicidade, educação empreendedora, mercado local, ousadia, territórios e criatividade. O encontro será realizado amanhã, às 20 horas, no Instagram do Sesc Palladium. Qualquer pessoa interessada no assunto pode participar sem se inscrever. Tatiana Silva: é cofundadora e diretora executiva do FA.VELA, plataforma de educação empreendedora. Sérgio Souto: dedica-se a pensar e criar pontes entre pessoas, marcas e projetos.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail