CURTAS DC MAIS | 18/06

18 de junho de 2021 às 0h15

img
Crédito: Freepik

Experiências culturais

O “Festival Cultive Experiências Culturais”, movimento dos novos tempos que busca valorizar e potencializar o setor cultural, será realizado em formato on-line. O evento vai movimentar a web com superprogramação hoje e amanhã, a partir das 16h. Será um fim de semana dinâmico, divertido e de aprendizado. Ao todo serão 20 atrações gratuitas, como dança, artes visuais, literatura, intervenção urbana, oficinas, workshops, cultura popular, música, concurso de fotografia e até teatro em formato de podcast. A transmissão será feita no site www.festivalcultive.com.br. E quem se inscrever nesta plataforma digital concorrerá a prêmios. Ela ficará disponível para acesso após a finalização do evento. O projeto é uma realização do produtor cultural Helton Xuxa, com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

“Faixa de Cinema”

A pandemia foi um obstáculo para o setor cultural brasileiro, mas não freou a sétima arte. Nesta semana, começa a Mostra de Cinema de Fama e a Rede Minas dedica uma programação especial, em dias e horários extraordinários, para mostrar obras que estampam o festival de cinema. Hoje, amanhã e domingo vai ao ar um especial, da “Faixa de Cinema”, com filmes e animações para crianças e adultos. Para abrir a sessão de cinema da Rede Minas, o premiado “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito” estreia na tela, hoje, às 23h. O fascinante universo dos maxacalis e seus rituais são revelados no documentário “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito”. Dirigido pelo casal de cineastas Sueli e Isael Maxakali, que já têm na bagagem diversos outros títulos, a obra recebeu prêmio na Mostra de Tiradentes, em 2020. As gravações foram realizadas na comunidade de Aldeia Verde, em Ladainha (MG), e registradas na língua da etnia.

Curso de oratória

A oratória é uma arte, mas ela pode ser desenvolvida. Pensando nisso, a Academia Mineira de Letras oferece gratuitamente o curso “A arte da oratória: introdução aos princípios retóricos, reflexões linguísticas e comunicação eficaz”. Ministrado pelo professor e mestre em estudos linguísticos Ivan Capdeville Junior, será disponibilizado em formato on-line pela plataforma AMLCursos entre 12 de julho e 23 de agosto. As inscrições já estão abertas para o público e as vagas são limitadas. As situações de fala mostram-se numerosas e diversificadas. Porém, o desenvolvimento da oralidade costuma receber pouca atenção na educação formal. Profissionais, estudantes, artistas, escritores e intelectuais conquistam resultados surpreendentes quando desenvolvem seu potencial retórico e uma comunicação eficaz. Com essa perspectiva a AML oferece ao público, um curso dinâmico, com percurso individualizado, sobre os principais aspectos da oratória.

“As crianças e os livros”

O projeto “As crianças e os livros”, desenvolvido pela pesquisadora Fabíola Farias, em parceria com a bibliotecária Cleide Fernandes e Jéssica Tolentino, mestre em estudos da linguagem, vai articular a escrita coletiva de um manifesto com o objetivo de promover o livro, a leitura e a biblioteca como elementos de valorização da cultura da infância em Belo Horizonte. Os interessados em participar do manifesto devem responder à pergunta “Como garantir o direito à leitura para as crianças na cidade?”, preenchendo o formulário https://abre.ai/manifestoascriancaseoslivros , que também será divulgado nas redes sociais do projeto (@ascriancaseoslivros). As contribuições poderão ser enviadas ainda pelo e-mail ascriancaseoslivros@gmail.com, até o dia 31 de julho. Depois de pronto, o manifesto será disponibilizado em versão eletrônica e impressa, com tiragem de mil exemplares, e distribuído em escolas, bibliotecas e centros culturais.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail