CURTAS DC MAIS | 18/09 a 20/09

18 de setembro de 2021 às 0h20

img
Crédito: Freepik

Orquestra Ouro Preto

A Orquestra Ouro Preto aparece em dose dupla. Neste sábado (18), às 20h30, recebe Diogo Nogueira, no segundo concerto da série “Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions”. A mistura do violino com o cavaquinho vai dar um samba diferente, num repertório em homenagem a grandes nomes do samba e da música popular brasileira. A apresentação inédita, gravada em cenário deslumbrante do Rio de Janeiro, será transmitida pelo YouTube da Orquestra e pelos canais 500 e 530 (Like), da Claro TV. No concerto de abertura, com clássicos da música erudita, a soprano Marília Vargas, convidada especial, se apresenta junto aos alunos da Academia Orquestra Ouro Preto. No domingo (19), às 11h, no Sesc Palladium, a orquestra retoma as apresentações com presença de público, na série “Domingos Clássicos”, com mais uma homenagem à banda norueguesa A-Ha, um encontro especial dos riffs dos sintetizadores com os acordes de violinos e violoncelos. Todos os ingressos colocados à venda se esgotaram em menos de 48 horas.

“Concertos para a Juventude”

Neste domingo, às 11h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais homenageia Mendelssohn na apresentação da série “Concertos para a Juventude” que, neste ano, está apresentando a vida e obra de importantes compositores da música universal. Mendelssohn foi compositor, maestro e pianista que criou uma obra muito pessoal e elegante. No repertório, quatro importantes peças do artista alemão: Sinfonia para cordas nº 2; As Hébridas, “A gruta de Fingal”; Sonho de uma noite de verão: Abertura e Marcha Nupcial e a Sinfonia nº 4, “Italiana”. A condução é do regente convidado e contrabaixista da Orquestra, Rossini Parucci. Os “Concertos para a Juventude são realizados aos domingos e são gratuitos. O público poderá assistir ao concerto presencialmente, na Sala Minas Gerais. Não haverá distribuição de ingressos no dia do concerto. A ocupação da Sala Minas Gerais está limitada a 393 pessoas, o que corresponde a 26% da sua lotação total (1.493 lugares).

Dez anos do Cobra Coral

O grupo vocal Cobra Coral, atualmente formado por Kadu Vianna, Mariana Nunes e Pedro Morais, completou, em 2020, dez anos de carreira. Por causa da pandemia, esse marco não pôde ser celebrado na data correta. Mas agora, neste domingo (199), às 19h, o trio faz um show emblemático para celebrar a década de carreira no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. No repertório, canções que fazem parte dos trabalhos gravados pelo grupo vocal nos discos “Cobra Coral”, de 2012, e “Para cada um ser o que é”, de 2015, lançado no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser adquiridos no site Eventim, ou na bilheteria do Teatro. O uso de máscara é obrigatório no espaço. O grupo vocal Cobra Coral nasceu por meio do convite do cantor e compositor Flávio Henrique (1968-2018), para seus colegas de profissão Mariana Nunes, Kadu Vianna e Pedro Morais

“Centenas & Dezenas”

Após o sucesso das duas edições realizadas em julho e agosto, o programa on-line “Centenas & Dezenas” com Márcio Borges se despede com a participação de um convidado especial, o músico mineiro Tavinho Moura, que fez parte da geração do Clube do Esquina e se destaca com expressividade na cena musical. Ao longo de sua carreira gravou vários discos, trilhas sonoras de filmes e teve suas canções gravadas por grandes artistas, como Milton Nascimento, Beto Guedes e muito mais. A live, que acontecerá neste domingo (19), às 18h, será transmitida pelo canal Bar do Museu Clube da Esquina no YouTube. O projeto é uma realização do Bar do Museu Clube da Esquina, com patrocínio da Belotur, Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A direção é de Cláudia Brandão e produção cultural de Virgínia Câmara.

“Encontros com o Patrimônio”

O almoço de domingo será uma mistura de tradição, conversa e boa gastronomia. Em edição especial, a Casa Fiat de Cultura apresenta a culinária mineira como prato principal do “Encontros com o Patrimônio Memórias e afetos transformados em sabores e tradição”. O convidado é o cozinheiro André Barreto, do blog Cozinhe pra Ela, que diretamente da sua cozinha participa de um bate-papo com a historiadora e educadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Ana Carolina Ministério, enquanto realiza, ao vivo, a receita de uma massa caseira ao molho pesto feito com ingredientes mineiros. O evento será realizado neste domingo (19), das 11h às 12h30, com participação gratuita e inscrições pela Sympla. Durante o bate-papo, a historiadora Ana Carolina Ministério vai traçar um breve panorama da gastronomia em Minas Gerais, abordando a importância da culinária, seu papel na formação da identidade cultural dos mineiros.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail