CURTAS DC MAIS | 19/02

19 de fevereiro de 2020 às 0h01

img
Crédito: Divulgação

Festival do Japão

A próxima edição do Festival do Japão em Minas está quase pronta. Serão três dias de muitas atrações e atividades para o público assimilar as mais belas tradições e manifestações da cultura japonesa. Para 2020, é esperado um público de mais de 25 mil pessoas. As datas escolhidas são 28 e 29 de fevereiro e 1º de março e novamente o Expominas na Gameleira, sediará o evento. O objetivo primordial do festival é apresentar a cultura japonesa para o público mineiro e ampliar os laços entre o estado de Minas Gerais e o Japão. Na ocasião será comemorada a Data Nacional do Japão. A partir deste ano, o dia 23 de fevereiro será considerado feriado, em virtude do aniversário do novo Imperador Naruhito, o 126º Imperador japonês que ascendeu ao trono em maio de 2019, após a abdicação de seu pai Akihito, na primeira cessão do trono nipônico em mais de 200 anos.

Carnaval em Inhotim

Em meio à folia carnavalesca, entre os próximos dias 22 e 26, o Instituto Inhotim estará com uma programação educativa especial. Além da tradicional visita panorâmica, que apresenta ao público um pouco da história e os acervos artístico e botânico, para este Carnaval o Inhotim preparou a visita temática Comissão de Frente Inhotim. É a chance de conferir as obras e os espaços mais fotografados em 2019. Já a Estação Folia será espaço para a confecção de máscaras, adereços, estandartes e brinquedos carnavalescos inspirados na fauna, flora e nas obras de arte contemporânea do Inhotim.

Projeto Aproxima

Entre os próximos dias 22 e 25, a Feirinha realizada pelo Projeto Aproxima convida foliões, turistas e o público que procura aproveitar o Carnaval longe da folia para aproveitar de uma programação gastronômica que conta com uma variedade de restaurantes, bares, chefs e produtos mineiros que poderão ser degustadas no local. O evento será realizado no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim. A proposta do projeto, que é realizado de forma itinerante, é valorizar e, como diz o nome, aproximar os pequenos produtores regionais, restaurantes e chefs do público em geral, estimulando o desenvolvimento da economia local sempre compromissado com ações de sustentabilidade.

História do cinema

Estão abertas as inscrições para o módulo “Introdução à linguagem e história do cinema”, do curso de formação A imagem como potência, ministrado pelo professor e pesquisador Cícero Pedro Leão, que acontecerá no Centro Cultural Vila Fátima, no bairro Nossa Senhora de Fátima, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. As aulas serão voltadas para jovens a partir de 15 anos de idade e realizadas aos sábados, dias 7, 14, 21 e 28 de março, das 14h às 17h. A atividade é gratuita e os interessados podem se inscrever por aqui ou pelo telefone de contato (31) 98238-5352 até o dia 3 de março. Realizado por meio do Edital BH nas Telas, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o primeiro módulo do curso apresentará elementos de linguagem cinematográfica, como enquadramentos, planos, montagem e mise en scène.

Futebol feminino

No futebol amador também podem nascer craques do futebol. Um exemplo é o Frigoarnaldo, clube de Contagem, onde a estrela do futebol feminino Marta passou parte do início de sua carreira. Eleita melhor jogadora do mundo seis vezes, ela serve de exemplo para encorajar as jogadoras que se empenham para calçar as chuteiras. No programa Mulhere-se, de hoje, às 20h30, na Rede Minas, a coordenadora do clube Rose Canarinho e a diretora de esportes da rádio Itatiaia Ursula Nogueira vão falar sobre as dificuldades em tornar realidade o sonho de várias mulheres que tomaram a decisão de ter a bola como profissão. O episódio “Mercado da bola” faz parte da nova temporada do Mulhere-se que trata sobre o futebol feminino. O público também pode acompanhar a atração pela internet, no site da emissora: redeminas.tv.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail