CURTAS DC MAIS | 19/09

19 de setembro de 2020 às 0h06

img
Crédito: Freepik

Mundos Indígenas

A história dos povos indígenas brasileiros não é uma só. Na exposição Mundos Indígenas, aberta pelo Espaço do Conhecimento UFMG em dezembro de 2019, são apresentados ao público os modos de viver, de saber e de se cuidar dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. O espaço preparou uma série de vídeos inéditos para propiciar ao público a experiência da visita virtual à exposição. O lançamento será realizado nesta segunda-feira, às 18h50, durante o IV Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior – Forcult, dentro da programação do 52º Festival de Inverno da UFMG, por meio de um vídeo com a professora Ana Maria Rabelo Gomes, da Faculdade de Educação da UFMG, uma das coordenadoras da exposição.

Violência no mundo

Há quem diga que diz que o mundo está mais violento. A Aliança Francesa levanta a reflexão sobre esse assunto na exposição virtual “Os humanos mais violentos que antigamente?”, disponível no site da instituição a partir desta segunda-feira (21). A mostra foi concebida pelo Palais de la découverte (Palácio da Descoberta) e pela Cité des Sciences’ et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria), um espaço Universcience, a partir das pesquisas realizadas por Pierre-Yves Bocquet e exibe textos, áudios e imagens. O público vai poder conferir várias nuances sobre o assunto. Entre elas, o próprio conceito de violência e o uso massivo de armas a partir da Primeira Guerra Mundial e seus mais de 18 milhões de mortos e 400 mil incapacitados, assim como outros tipos de armas como as químicas.

Clube da Esquina

O icônico Bar do Museu Clube da Esquina, em Belo Horizonte, mais uma vez investe na cultura mineira e, agora, realiza uma live inédita com a família Borges, comandada por Marilton Borges e a nova geração do Clube da Esquina (Artur Araújo, Bianca Luar, Pablo Castro, Beto Lopes, Bárbara Barcellos e Chicó do Céu). Juntos, eles vão homenagear Minas Gerais que celebra 300 anos e Belo Horizonte. O público poderá conferir, de casa, a beleza do estilo Clube da Esquina, na live “No Palco do Clube”, neste domingo (20), às 18 horas, com transmissão pelo canal do YouTube e Facebook do museu. O espetáculo será realizado diretamente do Museu Clube da Esquina, local onde nasceu o Clube da Esquina em 1963.

George Arrunáteghi

A Gravadora Naza Music, em parceria com o Canal Universitário/TV Promove, apresenta show on-line do cantor George Arrunáteghi, com participação de Christiano Caldas, neste sábado (19), às 17 horas. Acompanhe no canal do Youtube do artista e do Canal Universitário de BH. Uma voz privilegiada, intimidade com as palavras em cinco idiomas e versatilidade no trato e na confluência dos diversos estilos musicais, clássicos e populares. São estes alguns dos atributos naturais do cantor e compositor George Arrunáteghi. Alia-se a isso uma sólida formação musical, iniciada na infância com lições de piano e continuada na adolescência com a descoberta do canto.

Primavera dos Museus

Dentro das comemorações da 14ª Primavera dos Museus – Mundo Digital, Museus em Transformação, o Educativo do Memorial Vale convida o público para, neste domingo (20), às 10 horas, participar do Teatro de Objetos, em que, através de um vídeo oficina, é proposta a criação de uma peça de teatro a partir de objetos do cotidiano. Quem está em casa é estimulado a soltar a criatividade e inventar histórias. Também no domingo (20), às 11 horas, o Memorial Vale recebe o baixista, violonista, pianista e arranjador Enéias Xavier, que convida o saxofonista Chico Amaral. Juntos mostram repertório lapidado em seus 25 anos de parceria musical.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail