Crédito: PXHERE

“mobilidade.Futuro”

A mobilidade é um dos grandes desafios das metrópoles e grandes centros urbanos na atualidade, já que precisam equilibrar o fluxo de veículos, as rotas e possibilidades de transporte, com medidas sustentáveis que acompanhem o crescimento urbano. Para discutir o tema e buscar soluções viáveis para as diversas demandas que envolvem o setor, será realizada hoje, de 14 às 18 horas, no auditório da Federação da Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg),  na avenida do Contorno, 4.456, 4º andar, Funcionários, a segunda edição do “mobilidade.Futuro”. Com o tema “A Inteligência Coletiva a Serviço da Mobilidade”, a conferência vai discutir inovação, futuro e como a tecnologia transforma os meios de transporte e os negócios da mobilidade, com a participação de 160 especialistas.

Prêmio Zumbi

O X Prêmio Zumbi de Cultura comemora hoje o Dia Nacional da Consciência Negra. A Cia Baobá Minas, homenageia as personalidades de 2019. As atrações são Angola Janga, Cia Baobá Minas, Mandruvá, Josy Lopez, Luiza da Iola e Nívea Sabino. A solenidade acontecerá no Grande Teatro do Sesc Palladium às 19 horas, com entrada de R$ 2,00. A premiação, que tem apoio do Sesc, é distribuída nas seguintes categorias: dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política. O Prêmio Zumbi de Cultura finalidade de homenagear pessoas que se destacam nos campos das artes, política e cultura negra, em Minas e no Brasil.

Trilhas sonoras

Durante a quinta edição do Festival Musimagem, a partir de amanhã e até o próximo domingo, no CCBB BH, a atuação do profissional de trilha sonora estará no centro das discussões. Os encontros contarão com a participação de renomados profissionais da área que vão promover discussões sobre os mercados regionais e nacional para compositores de trilhas sonoras. Também Está confirmada palestra com o homenageado Christopher Young, compositor de importantes filmes norte-americanos. Indicado ao prêmio Globo de Ouro. A entrada para os debates e palestras é gratuita, mas os interessados precisam garantir a sua vaga. O formulário de inscrição está disponível no site  www.festival.musimagem.com.

Caminhada ecológica

Na próxima sexta-feira, a partir das 9 horas, para marcar o encerramento de suas atividades de 2019, o Movimento EcoDom realiza a tradicional Caminhada Ecológica, com a participação de 200 escolas, sendo as 139 escolas que participaram do projeto Socioambiental ao longo do ano e mais 61 escolas que participaram, exclusivamente, do Campeonato Estadual de Matemática (CEM). Gratuito e aberto ao público, a expectativa dos organizadores é que a caminhada receba aproximadamente 10 mil pessoas. O cortejo sairá da praça Raul Soares, no centro da Capital, e seguirá pela avenida Olegário Maciel até a praça da Assembleia Legislativa no Santo Agostinho.

Ciências biológicas

A exposição Docência Negra, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) até o próximo dia 30, mostra alguns dos professores negros da universidade, dando visibilidade a suas trajetórias no meio acadêmico. No próximo domingo, uma oficina revela o trabalho produzido pela docente Rosy Isaias, do Instituto de Ciências Biológicas. “Por dentro das galhas” começa às 15 horas e convida os visitantes a entenderem o funcionamento de micro-organismos por meio de um jogo interativo. Ao longo da atividade, o público conhece seres minúsculos que vivem em plantas, flores e folhas, formando as galhas. A entrada é gratuita e indicada para quem tem sete anos ou mais.