“Jornalismo como Arte”
“O Jornalismo como Arte” é o tema da próxima edição do Laboratório de Crítica do CCBB Educativo. Quem fala sobre o assunto é professora e jornalista Fabiana Moraes no próximo dia 25, às 14 horas. A transmissão ocorrerá pela plataforma Zoom e é necessário se inscrever pelo site (www.ccbbeducativo.com.br). A participação é gratuita. O Laboratório de Crítica é um projeto que promove a reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, a partir das programações de mais destaque. Visa a continuidade de uma plataforma consolidada pelo programa de diálogo com estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história. Fabiana Moraes é professora do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA).
Dom Casmurro
Foi em 21 de fevereiro de 1900 que os brasileiros compartilharam da angústia de Bento Santiago – sem saber se Capitu o havia traído com seu melhor amigo, Escobar, ou não – pela primeira vez. “Dom Casmurro”, que anos depois de sua primeira publicação se tornou uma das maiores obras da literatura nacional, senão a maior; foi bem recebido pela crítica desde sua primeira edição. Medeiros e Albuquerque, por exemplo, comparou o romance de Machado de Assis a Otelo, de Shakespeare. Passados mais de 120 anos desde a publicação de “Dom Casmurro”, o livro ainda exerce ampla influência na literatura nacional. Tendo o ciúme como temática, Machado de Assis apresenta seu olhar crítico em relação à sociedade brasileira.
Oscar Dias Corrêa
PUBLICIDADE
Em 2021 é celebrado o centenário de nascimento do acadêmico Oscar Dias Corrêa. Para marcar a data, a Academia Mineira de Letras apresenta uma entrevista ao vivo com seu filho, o advogado Oscar Corrêa Jr. Mediada pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, o público terá a oportunidade de saber mais sobre a trajetória do escritor no próximo dia 25, às 19h30, na plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal da AML no YouTube. O advogado Oscar Corrêa Jr. fala sobre a trajetória biográfica de seu pai, Oscar Dias Correa, com ênfase em suas passagens pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pela Câmara dos Deputados, pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Ministério da Justiça.
“Linhas da Vida”
“Linhas da Vida”, de Chiharu Shiota, revisita a trajetória da artista japonesa, apresentando mais de 70 obras organizadas em cinco núcleos temáticos. O público que quiser conhecer e se aprofundar sobre a vida da artista, pode conferir o Com a Palavra do CCBB Educativo. A historiadora e crítica de arte Daniela Name apresenta a exposição em visita on-line. O conteúdo fica disponível a partir do próximo dia 25, às 10 horas, no site do CCBB Educativo. O acesso é gratuito. Daniela Name é mestre em história e crítica de arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e jornalista.. Foi curadora das exposições “Modernismos – 90 anos de 1922”, “Jogos de guerra” e “Diálogo concreto”, entre outros projetos.
“Radio Memorialística’
No próximo dia 25, às 18 horas, o Educativo do Memorial Vale traz o terceiro episódio da “Rádio Memorialística: Na Lavoura” (transmitido pelo Instagram, com legenda descritiva das imagens, legenda descritiva detalhada para surdo-cego e tradução em libras). Acabada a febre do ouro, outras riquezas começaram a emergir pela capitania, dando-lhe um novo caráter: é a Minas da Terra. Os frutos da agricultura e da pecuária não apenas dão o tom agora à economia mineira, eles vão deixando uma marca na sua tradição. Assim, café, pão de queijo, fubá, fogo a lenha deixam de ser meras palavras para se transformarem em sensações e despertarem em nós aquelas lembranças atreladas às típicas fazendas mineiras.