CURTAS DC MAIS | 20/11

20 de novembro de 2020 às 0h07

img
Crédito: Freepik

Artesanato mineiro

Os amantes do artesanato mineiro têm um compromisso inadiável no próximo fim de semana. A arena central do Mercado Distrital do Cruzeiro volta a receber hoje e amanhã, de 9 às 17 horas, uma nova edição da Feira Mercadoras da Arte, carinhosamente conhecida como ‘A feira mais linda da cidade’. O evento acontece no centro de compras há 16 anos, sempre uma vez por mês, mas estava paralisado desde março, por conta da pandemia. Composta por 22 expositores, esta edição de retomada contará apenas com 14 para evitar aglomerações, entre eles artesãos, artistas e designers independentes que juntos vão comercializar produtos feitos à mão, além de mostrar ao público o que há de melhor no artesanato. 

Lei Aldir Blanc

Mais de R$ 20 milhões da Lei Aldir Blanc (LAB) estão disponíveis para comunidades tradicionais por um edital do governo de Minas, elaborado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). As inscrições podem ser feita até o dia 15 de dezembro. Podem concorrer grupos, coletivos e indivíduos que possuem algum tipo de reconhecimento por órgãos federais e estaduais, como comunidades quilombolas, indígenas, povos de terreiro, apanhadores de sempre-vivas, grupos de congado, folia e jongo, bem como mestres de capoeira, violeiros e fazedores de violas. 

“Música para Todos”

Após realizar diversas apresentações e levar mais cultura e entretenimento ao público, o projeto “Música para Todos” chega à sua edição de novembro. Realizado pela Cervejaria Albanos com parceria cultural do Sesc em Minas, o projeto apresenta Cláudio Venturini convidando Auder Jr, em live amanhã, às 18 horas, com apresentação de Henrique Portugal. O show on-line será transmitido nos canais do Youtube do Sesc em Minas Gerais e da Cervejaria Albanos. Cláudio Venturini, natural de Belo Horizonte, é guitarrista, vocalista e compositor. Irmão mais novo de Flávio Venturini, o músico iniciou a carreira no disco “A Via Láctea”, do amigo Lô Borges, em 1978.  Auder Jr. junto com sua banda Audergang, desponta como um dos principais nomes do blues mineiro.

Prêmio Décio Noviello

A Fundação Clóvis Salgado anuncia a abertura das exposições do Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais, edição que marca a troca de nome do antigo Edital de Ocupação FCS de Artes Visuais, anunciada em 2019. Com diferentes e criativas propostas, foram contemplados o artista Froiid (MG), que ocupará a Galeria Genesco Murta com a exposição “É hora da onça beber água”, e a curadora Joyce Delfim (MG), responsável pela exposição “Figurar o impossível”, composta por obras da artista visual Marcela Cantuária (RJ), que ocupará a Galeria Arlinda Corrêa Lima. As exposições ficam em cartaz até o próximo dia 31. O horário de visitação das galerias do Palácio das Artes segue reduzido, de quinta-feira até domingo, de 12 às 20 horas, de quinta a sábado, e de 17 às 20 horas, aos domingos.

Tambor na Praça

Hoje, às 20 horas, ao vivo, Maurício Tizumba se apresenta com a harpista Nálù Pimenta, num encontro inusitado que mistura a força da música de Tizumba com a delicadeza da harpa. Eles se apresentam no projeto Tambor na Praça, que está de volta, agora em novo formato, on-line, adequado aos tempos de pandemia. O show inédito e totalmente instrumental e ao vivo, terá transmissão gratuita pelo canal https://www.youtube.com/ciaburlantins. O show não contará com a participação dos blocos Saúde e Tambor Mineiro, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para não aglomerar.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail