“Leitura e Cérebro”

O próximo convidado da Academia Mineira de Letras em sua programação de palestras on-line inéditas é o escritor e acadêmico Luís Giffoni. Ele apresenta “Leitura e Cérebro: parceiros para a vida”, que estará disponível no Youtube da AML a partir de hoje, às 11 horas.

O escritor vai abordar como a leitura, além de divertir, entreter, informar, trazer conhecimento e fantasia, interage com o cérebro de maneira constante e profunda ao longo da vida. Luís Giffoni é escritor, nascido em Baependi. Já publicou 26 livros entre romances, crônicas, contos e literatura para jovens. Recebeu alguns dos mais prestigiosos prêmios literários nacionais – entre eles o Jabuti e Associação Paulista de Críticos de Arte – além de estudos, traduções e adaptações no Brasil e no exterior.

Diversidade cultural

Em comemoração ao Dia Mundial da Diversidade Cultural (21 de maio), a ArcelorMittal organiza evento “A importância do respeito e boa convivência para o sucesso e a prosperidade da empresa”, a partir das 14h. O objetivo é fomentar a importância do respeito, da compreensão e da preservação da diversidade cultural e ressaltar a sua influência positiva para o ambiente de negócios.

Elaine Terceiro (consultora da Mais Diversidade), Marina Spínola (Diretora de Relações Corporativas da Fundação Dom Cabral) e Fábio Scárdua (CFO e diretor de Finanças, Governança, Riscos e Compliance ArcelorMittal Longos Latam) participam do bate-papo. O encontro terá a transmissão pelo Microsoft Teams.

Inovação colaborativa

Amanhã, a Câmara Portuguesa de Minas Gerais realizará webinar para debater a importância da inovação colaborativa. O convidado desta semana é Mauro Carrusca, estrategista de inovação e consultor de empresas, que abordará sua linha de pensamento em inovação através das pessoas. O Covid-19 foi o gatilho para a adoção massiva de tecnologias, principalmente as relacionadas ao trabalho remoto, cujo sucesso depende, fundamentalmente, de pessoas e colaboração.

A proposta do webinar é discutir como a cultura de colaboração ajuda a empresa a ser mais inovadora, ágil e alinhada. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link. O horário è 10 horas no Brasil e 14 horas em Portugal.

Semana Acadêmica

Até amanhã, os cursos de letras e pedagogia da Newton realizam a V Semana Acadêmica. A partir das 19h e 20h, serão realizadas discussões sobre educação escolar, ensino da língua e equilíbrio emocional na quarentena com participação de pesquisadores e profissionais da área. Uma das participantes confirmadas é a secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, Ângela Dalben.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos links (Semana Acadêmica Virtual de Letras) e (Semana Acadêmica Virtual de Pedagogia). Hoje, para marcar o Dia do Letrólogo, às 17 horas, haverá a palestra de Luciano Marques de Jesus, doutor em Filosofia e professor decano da Escola de Humanidades da PUCRS, sobre a obra “O sentido da vida”, de Viktor Frankl.

Concurso fotográfico

O ócio dentro de casa pode ser criativo. Com isso em mente, a Aliança Francesa de Belo Horizonte lança o concurso fotográfico “O que meus olhos veem” (Ce que mes yeux voient). Com o objetivo de estimular a criatividade e a interação (virtual) das pessoas em isolamento social devido à pandemia do Covid-19, os selecionados participarão de uma exposição on-line.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o próximo dia 31. O concurso conta com três categorias, que criam uma temática para as fotos. Entre elas, está “paisagem da janela”, em que o participante registra o que se passa do outro lado, ampliando a visão do se passa em casa. “Objetos do cotidiano” também podem ser explorados. A terceira é a de “retratos”. O tema incentiva o envio de fotografias feitas de familiares, animais de estimação e habitantes do lar, captando com quem o confinamento tem sido dividido.