CURTAS DC MAIS | 22/01/2021

22 de janeiro de 2021 às 0h15

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Crédito: Freepik

“Caminhos da Arte”

A fim de contribuir com o fortalecimento dos valores culturais locais, da autoconfiança da comunidade e do ambiente cultural, o programa “Caminhos da Arte” promoveu em novembro e dezembro de 2020, uma série de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para os moradores de Brumadinho, encerradas em 17 de dezembro. Após mais de um mês de uma programação cultural rica, responsável por estimular a retomada gradual das atividades criativas, dando a oportunidade para um público formado por jovens e adultos de participar de vivências e atividades de formação e sensibilização artísticas, a primeira etapa deste projeto arrojado está concluída. Concebido e idealizado pela Fundação Clóvis Salgado, por meio do Palácio das Artes e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), com o patrocínio da Caterpillar e do Instituto Social Sotreq – iSSO, o “Caminhos da Arte” tem impactado a vida de diversas pessoas, desde o início das oficinas virtuais e dos webinars.

Novas competências

A pandemia da Covid-19 transformou diversos setores da economia e acelerou a necessidade de desenvolvimento de novas competências para enfrentar as adversidades do mercado de trabalho, como demissão, transição de carreira e atualização de funções. Para falar de aspectos socioemocionais, como resiliência, inteligência emocional, criatividade e empatia, e competências digitais – técnicas e industriais – necessários em diferentes campos profissionais (jogos digitais, engenharia, educação, arquitetura, pesquisa e acervo, entre outros), o educador e mestre em belas artes e animação pelo Art Institute of California, Sean Spitzer ministrará uma masterclass gratuita no próximo dia 30, às 10 horas. As inscrições podem ser feitas em  https://www.patiodigitalacademy.com.br/levelup-masterclass.

Cecília Meireles

Importante nome do movimento modernista brasileiro, Cecília Meireles é a inspiração da primeira edição do projeto “Bate-papo com o escritor”, encontro virtual realizado pela Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, hoje. Com o tema “A poesia de viagem de Cecília Meireles em Poemas Escritos na Índia”, a conversa vai contar com a presença da escritora e ex-estagiária da biblioteca, Daniele Gomez, e será transmitida ao vivo pelo Instagram do espaço (@bibliotecaestadualmg) a partir das 15 horas. A mediação é de Eliani Gladyr. A proposta desse encontro virtual é oferecer ao público outras opções de conhecimento, uma vez que as atividades presenciais na Biblioteca Estadual seguem suspensas como medida de contenção da pandemia da Covid-19.

“Trilogia do Corpo”

Terceiro filme da “Trilogia do Corpo”, do documentarista carioca Emilio Domingos,“Favela É Moda”, estreia hoje, às 22h30 na programação do canal Curta!, na série “Sexta da Sociedade”, após ter se sagrado vencedor do Prêmio de Melhor Documentário pelo voto popular no Festival do Rio 2019 e de Melhor Longa Metragem do XIII Prêmio Pierre Verger. Assim como nas produções anteriores da trilogia, também exibidas no canal — “A Batalha do Passinho” e “Deixa na Régua” —, o diretor lança um olhar sobre as manifestações culturais e tendências comportamentais dos jovens das favelas cariocas, partindo de suas práticas corporais.   narrativa de “Favela É Moda” segue o dia a dia de jovens modelos, em especial de Camila Reis e Caio Guimarães, em sua árdua batalha na luta contra preconceitos e dificuldades de ordem financeira, social, familiar, afetiva e psicológica.

Campanha do Oscar

“Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, de Bárbara Paz, faz uma campanha de crowdfunding para sua campanha do Oscar. O filme é a indicação do Brasil para concorrer ao Prêmio da Academia de Melhor Filme Internacional, mas tem ainda que passar pela shortlist de dez selecionados no dia 9 de fevereiro e pela lista de cinco indicados dia 15 de março. Nessa primeira fase filmes de 92 países foram inscritos. O filme também está inscrito para concorrer na categoria de Melhor Documentário.  A meta inicial da campanha é de R$ 200.000,00 até próximo dia 31 e a segunda é de R$ 350.000,000. Os custos para participar de uma competição deste porte para uma forte campanha publicitária para o filme ser visto e ser votado sem um grande estúdio por trás, pode passar de US$ 200 mil na primeira fase.

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