Velocímetro do Covid-19

O doutor em bioinformática Bráulio Couto, que junto aos membros do Comitê de Enfrentamento à pandemia da capital mineira criou o “Velocímetro” , funcionalidade que mede o nível do Covid-19 em Belo Horizonte, realiza na próxima segunda-feira, às 21 horas, webinar para discutir os impactos do isolamento social.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo link. A webinar faz parte da programação do UniBH Experience, que traz ao público uma série de lives com temas relevantes, de interesse a toda comunidade. O velocímetro elaborado pelo professor Couto tem o objetivo de atualizar a população sobre o grau da pandemia de forma didática e disponibiliza dados como: a velocidade média da pandemia; a taxa de ocupação dos leitos de UTI; e a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria.

“Fotografias por Minas”

Mobilizado pela pandemia do Covid-19, um grupo de fotógrafas e fotógrafos mineiros se uniu para uma iniciativa solidária em prol de entidades e grupos sociais impactados pelo novo coronavírus. Tendo como inspiração ações realizadas por profissionais da fotografia em lugares como São Paulo e Bérgamo, na Itália, surgiu o projeto “Fotografias por Minas”.

A iniciativa foi lançada ontem e prosseguirá até 12 de junho. O projeto já conta com a adesão de mais de 300 participantes, profissionais de renome como: Eustáquio Neves, Márcia Charnizon, Pedro David, João Castilho, Gustavo Lacerda, Kika Antunes, Isis Medeiros, Daniela Paoliello, entre outros. Cada participante do “Fotografias por Minas” disponibilizará, para doação pelo valor de R$150,00, uma imagem de sua autoria.

José Trajano

Literatura, jornalismo e futebol. Temas tão diferentes que se encontram na obra e vida do escritor José Trajano. Com passagens pelos principais veículos do País, trabalhou, também, como comentarista esportivo na ESPN Brasil. A sua história serviu de inspiração para o livro de “Os beneditinos”.

Trajano participou do projeto Sempre um Papo, em Santo André (SP). Em um bate-papo com o jornalista Afonso Borges, ele fala sobre o livro e resgata sua trajetória recheada de “causos” sobre o esporte, a imprensa e momentos curiosos do País. A Rede Minas exibe esse encontro amanhã, às 21 horas. O público também pode conferir a atração pela internet, no site da emissora: redeminas.tv.

“Especial Beatles”

A primeira orquestra do mundo a participar do prestigiado evento inglês Beatle Week, em Liverpool, é a mineira Ouro Preto. Musicistas armados com violinos e violoncelos obedeciam às ordens da batuta do maestro Rodrigo Toffolo e mostraram, para o mundo, que o rock dos Beatles pode reinar, também, na música clássica. O sucesso foi tão grande que rendeu aos mineiros um álbum e dezenas de concertos.

O Harmonia com “Especial Beatles” conferiu de perto uma das apresentações e mostra, em um programa inédito, esse grande espetáculo para o público na Rede Minas, no próximo domingo, às 14 horas. A homenagem ao quarteto britânico da Orquestra Ouro Preto traz o inusitado encontro de instrumentos de cordas e uma banda de rock com arranjos especiais. O programa também pode ser visto, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

Feira do Mineirinho

A Feira de Artesanato do Mineirinho promove mais uma live musical solidária no próximo domingo. O destaque será a dupla Paulo e Philipi, conhecida por animar multidões nos rodeios e cavalgadas no interior de Minas Gerais. No repertório o melhor do sertanejo universitário e forró. A transmissão ocorrerá simultaneamente, a partir das 12 horas, nas redes sociais oficiais da feira, Facebook, Instagram e YouTube.

As lives musicais solidárias vão ocorrer aos domingos até o retorno das atividades da feira, que estão suspensas em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é arrecadação de donativos que serão destinados aos profissionais terceirizados que prestam serviço ao estabelecimento, como garçons, cozinheiros, entre outros.