Seis curtas foram premiados na edição anterior - Crédito: Reprodução/Facebook

Corpo Crítico

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, está com inscrições abertas para a oficina “Corpo Crítico 2019 – Cinema em perspectiva: reconfiguração do fazer crítico”, ministrada pela crítica, pesquisadora e curadora Kênia Freitas. A atividade integra a programação da 21ª edição do FestCurtasBH. A oficina é gratuita e os interessados deverão enviar uma crítica de filme e uma breve carta de intenção. As aulas acontecem entre os dias 3 e 6 de setembro, das 10h às 12h30. As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo. Informações no site www.festivaldecurtasbh.com.br.

“Pela Experiência”

Depois de passar pela Lagoa dos Ingleses, a terceira edição do “Pela Experiência” (PEx), megaevento com diversas atividades culturais e esportivas ao ar livre, chega com novo conceito, em um novo local e ainda maior. Será realizado no dia 24 de agosto, de 8 às 18 horas, em uma área de 180 mil metros quadradros no Condomínio Vale dos Pinhais, a 3 km do Alphaville. O evento, com entrada franca, terá várias modalidades esportivas, atividades equestres, espaço Kids, praça gastronômica e mais de 150 modelos de carros, motos, quadriciclos, triciclos e bikes nacionais e importados em exposição; veículos também poderão ser testados em pistas off road.

“Liberdade e Democracia”

O Fórum “Liberdade e Democracia 2019”, realizado pelo Instituto de Formação de Líderes de Belo Horizonte (IFL-BH), instituição que desenvolve novas lideranças com valores de liberdade, está com inscrições abertas. O evento, que acontece dia 23 de setembro, das 14h às 20h, no Palácio das Artes, traz uma série de painéis com ideias para a criação de uma sociedade mais livre e desenvolvida. Com o tema: “O Caminho para a Prosperidade”, o encontro busca despertar o olhar dos participantes para a importância de uma agenda de liberdade no Brasil. As inscrições podem ser feitas até 23 de setembro pelo sympla.

Psicanálise infantojuvenil

A psicanalista e mestre em psicologia Alice Oliveira Rezende e a psicanalista e pós-doutoranda em psicologia pela UFMG Carla Capanema irão ministrar o curso de extensão “Psicopatologia e psicanálise infantojuvenil”. Os temas das aulas serão “A criança e o adolescente em Freud e Lacan”, “Neuroses, psicoses, autismos e debilidades” e “Os sintomas contemporâneos”. Serão oito encontros, às quartas-feiras, de 19 às 21 horas, de 28 de agosto a 27 de novembro, no Conservatório de Música da UFMG (avenida Afonso Pena, 1534, Centro). As inscrições podem ser feitas no site até a próxima segunda-feira.

Música na Varanda

Inaugurado no dia 28 de agosto de 2014, o Música na Varanda Cine Brasil é um projeto próprio do Cine Theatro Brasil Vallourec. Surgiu com a proposta de interagir com a vizinhança da casa, proporcionando música de qualidade gratuitamente, além de abrir espaço para o surgimento de novos talentos. O projeto acontece todas as quintas-feiras, das 18h às 19h, na varanda da rua Carijós. Hoje a atração é o duo Dama Triz, formado por Ailla Rennó e Vagner J. Ferreira. O show tem um toque peculiar de interpretação em uma performance descontraída e informal e mostra grande variedade de sons e efeitos; gaita, vozes, violão e uma “percuteria” de estilo único, adaptada para dar ao duo característica de banda.