Crédito: Freepik

Rubem Fonseca

Nessa terça-feira (22), às 20 horas, no canal oficial do Minas Tênis Cube no Youtube será realizada mais uma transmissão do programa literário “Letra em cena on-line”. Nesta edição, a obra do juiz-forano Rubem Fonseca (1925-2020) será analisada por Marçal Aquino, jornalista e roteirista, em entrevista a José Eduardo Gonçalves, curador do programa literário do Minas Tênis Clube. A leitura dos textos de Rubem Fonseca será feita pelo ator Arildo de Barros. Vencedor do Prêmio Camões, em 2003, escritor, contista, romancista e ensaísta, Rubem Fonseca, advogado por formação, foi comissário e policial de gabinete do Distrito Policial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Considerado como um dos mais importantes ficcionistas do Brasil, o escritor mineiro publicou 30 livros e alguns foram roteirizados para minissérie e filmes. 

Casa Guimarães Rosa

Ronaldo Alves de Oliveira, coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa, é o convidado do “Sempre Um Papo” para falar sobre o espaço, inaugurado em 30 de março de 1974, na casa onde Guimarães Rosa nasceu e passou sua infância, em Cordisburgo. O museu foi concebido como centro de referência da vida e obra do escritor. Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto. O encontro será mediado por Afonso Borges e vai acontecer hoje, às 18 horas. O Sempre Um Papo realiza uma série de conversas com escritores e artistas de algumas cidades de Minas Gerais, no intuito de valorizar a arte da região. As atividades integram o #SempreUmPapoEmCasa.

Henriqueta Lisboa

A primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Mineira de Letras, Henriqueta Lisboa nasceu em Lambari em 1901 e faleceu em Belo Horizonte em 1985. Além de poeta, foi também tradutora e crítica literária. Para homenageá-la, a AML apresenta “Henriqueta Lisboa: uma leitura poética”, a partir de poemas selecionados pelo acadêmico Wander Melo Miranda, na voz das escritoras Ana Elisa Ribeiro, Flávia de Queiroz e Luciana Pimenta. O vídeo estará disponível no canal de Youtube da instituição a partir de hoje, às 11 horas. A obra poética de Henriqueta Lisboa, ao longo de 20 livros, apresenta um lento e contínuo processo de incorporação da natureza da poesia e de domínio da técnica do verso.

“Animal não humano”

A doutora em educação e diretora do Colégio Santo Agostinho – unidade Contagem, Aleluia Heringer, vai lançar hoje o guia “Animal não humano: presente!”, publicação que apresenta reflexões sobre a educação e a relação entre animais humanos e não humanos. O evento, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef), será realizado das 19 às 20 horas, em formato virtual.

Para participar, é necessário se inscrever pelo link. Além da autora, participarão da live a coordenadora da Cedef, promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula; o promotor de Justiça Júlio César Luciano, da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural de Belo Horizonte, entre outros.

“Disputa Nervosa”

Moradores das regionais de Belo Horizonte já estão se aquecendo para mostrar todos os passos e requebras e descobrir quem é o melhor dançarino de funk. Isso porque vai começar a fase regional da competição “Disputa Nervosa”, realizada pelo Centro Cultural Lá da Favelinha, em uma edição 100% on-line. A partir de hoje e até 27 de outubro, todas às terças-feiras, às 20 horas, haverá lives com as apresentações dos vídeos dos dançarinos selecionados no canal do YouTube da competição: youtube.com/disputanervosa.

Kdu dos Anjos vai conduzir a apresentação das lives, que também vão contar com a participação do grupo Favelinha Dance e de convidados especiais. Os dançarinos de cada regional disputam entre si, a fim de garantirem uma vaga na etapa semifinal. Hoje, apresentam-se os selecionados da Centro-Sul.