CURTAS DC MAIS | 23/02

23 de fevereiro de 2022 às 0h20

img
Crédito: Freepik

“Sopro Brasileiro”

A Orquestra Sesiminas, um dos mais longevos e versáteis grupos de câmara do País, abre a programação de 2022 com o concerto “Sopro Brasileiro”. A apresentação, que será realizada hoje, às 20h30, no Teatro Sesiminas, é uma homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Os ingressos, no valor de R$ 15 e R$ 30, estão à venda no Sympla ou na bilheteria do teatro. A Orquestra Sesiminas convida três exímios instrumentistas de sopro para se apresentarem como solistas em obras de três grandes compositores brasileiros. De Heitor Villa-Lobos (1887-1959), único compositor a participar da Semana de 1922, o fagotista Victor Moraes executa a “Ciranda das Sete Notas”, para fagote e orquestra de cordas. Alexandre Barros, primeiro oboísta da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, executa o “Concertino para Oboé e Cordas”, do compositor gaúcho Brenno Blauth (1931-1993). E a flautista Renata Xavier e o fagotista Francisco Silva fazem o “Concertino para Flauta, Fagote e Cordas”, do compositor potiguar Mário Tavares (1938-2003). O público poderá apreciar também a leitura de poemas de autores representativos do modernismo brasileiro, como Carlos Drummond de Andrade, Oswald de Andrade e Cecília Meireles.

“É o que Trem pra hoje”

Inspirado na Semana de Arte Moderna de 1922 e em suas reverberações estéticas, como o Tropicalismo, o Cinema Novo e os programas de calouros Cassino do Chacrinha e Elias Sunshine Show, a Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio da Escola de Tecnologia da Cena, do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), estreia o programa de auditório “É o que Trem pra hoje”. Trata-se de um evento virtual, pensado e executado por uma equipe ampla de professores e alunos, que será apresentado no Teatro João Ceschiatti, sem a presença do público, hoje e amanhã, às 20h, com transmissões ao vivo pelo canal no YouTube da Fundação Clóvis Salgado. A radionovela, inspirada nos títulos que eram produzidos pelas rádios Inconfidência e Nacional nos anos 1950, possui direção de Geraldo Octaviano e Tomáz Mota, e atuação de Allan Andrade, Carmem Marosa, Douglas e Ellen Carolina. Esta atração também é dedicada à primeira transmissão radiofônica no Brasil, que ocorreu em 1922

“Imaginante de Minas”

Até o dia 3 de abril está aberta, presencialmente, a exposição “Imaginante de Minas, século 20” que faz parte das comemorações dos dez anos de atividade do Memorial Vale. Com curadoria de Júlio Martins e Maria Angélica Melendi, “Imaginante de Minas, século 20” reúne mais de 30 artistas para traçar uma visão diversa das experiências em artes visuais desenvolvidas nas terras mineiras ao longo do século 20. O público poderá ver seis obras de Guignard, três pinturas e três desenhos, e obras de Adalgisa Martins, Amílcar de Castro, Arlindo Daibert, Assis Horta, Beatriz Dantas e Paulo Emílio Lemos, Cao Guimarães, Celso Renato, Farnese de Andrade, Franz Weissmann, Genesco Murta, George Helt, G.T.O., Inimá de Paula, Jeanne Milde, Lorenzato, Lótus Lobo, Manfredo Souzaneto, Marco Sampaio, Marco Paulo Rolla, Marcos Benjamin, Marta Neves, Maria Lira Marques, Mary Vieira, Maurino de Araújo, Raymundo Colares, Renato de Lima, Roberto Vieira, Rosângela Rennó, Solange Pessoa e Zina Aita.

Palavra Cruzada

A ciência nunca esteve tão em evidência e nunca houve tamanho interesse por ela, por parte dos leigos, como nos últimos dois anos. A chegada de um vírus desconhecido e mortal mobilizou pesquisadores, médicos, cientistas e profissionais da área, no mundo inteiro. A situação é tema do programa Palavra Cruzada, da Rede Minas, que recebe o professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. A Fapemig apoia projetos científicos, tecnológicos e de inovação, de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado. Também participa da atração a jornalista Deborah Lima, do jornal Estado de Minas. Sob o comando de Daniela Murad, o Palavra Cruzada com Paulo Sérgio Lacerda Beirão vai ao ar hoje, às 20h, pela Rede Minas e pelo site da emissora: redeminas.tv.

Sempre um Papo doa livros

O Sempre Um Papo acaba de doar 223 livros para a Associação Artística e Cultural História em Construção, localizada na Vila Antena, no Aglomerado Morro das Pedras, em Belo Horizonte. Os títulos doados incluem ficção literária, não-ficção, poesia, fantasia e romance. Os autores vão desde clássicos da literatura brasileira, como Machado de Assis e Monteiro Lobato, passando por autores contemporâneos como Marina Colasanti, Ana Miranda e Laurentino Gomes, até grandes expoentes internacionais, como Virginia Woolf, Arthur Conan Doyle e Bernhard Schlink. Entre os livros doados para o projeto História em Construção, estão: “O Encontro Marcado”, de Fernando Sabino; “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes; “Nova Reunião: 23 livros de poesia – Volume 1”, de Carlos Drummond de Andrade; “Clara dos Anjos e outras histórias”, de Lima Barreto; “Nunca subestime uma mulherzinha”, de Fernanda Takai; e “Escravidão – Volume 1”, de Laurentino Gomes.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail