CURTAS DC MAIS | 23/08

23 de agosto de 2019 às 0h01

img
Crédito: Divulgação/Globo Filmes

Filme do Oscar na CineBH

O documentário “Espero Tua (Re)Volta” será exibido em Belo Horizonte, no dia 19 de setembro, durante a programação da CineBH, no programa Cine Expressão – A Escola vai ao Cinema. O filme foi um dos selecionados pela Academia Brasileira de Cinema para disputar uma vaga para representar o país e concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2020. O longa acompanha as reflexões de três estudantes que participaram das ocupações de escolas secundaristas paulistas em 2015. Professores e educadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte podem inscrever seus alunos para participar até o dia 2 de setembro no site www.cinebh.com.br

Política cultural

Marta Porto, pensadora, ativista e crítica cultural, vai lançar o livro “Imaginação – Reinventando a Cultura” (Pólen Livros) amanhã, às 19 horas, no Festival de Literatura de Rua de Belo Horizonte (Flir), na rua Fernandes Tourinho, na Savassi. Nos artigos reunidos na obra, ela questiona o conceito atual de economia criativa, que vem pautando secretarias e mecanismos de fomento, como régua da política cultural em si e a fruição estética como resultado de processos de longo prazo, formadores de público e artistas. Marta coordenou o escritório da Unestso no Brasil e foi secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultural.

Grupos de teatro

Neste fim de semana, o Teatro da Pedra, de São João del-Rei, realiza o 1º Seminário de Produção Cultural e Gestão de Grupos de Teatro. A iniciativa vai promover discussões sobre leis de incentivo e gestão cultural para o interior. O evento conta com a presença de Felipe Amado, superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), e Thiago Frank, do Instituto Algar. O seminário acontece em dois momentos. Hoje, o evento é voltado a empresários e contadores da região. Amanhã, o público-alvo são artistas, produtores culturais, além de todos que tenham interesse no tema.

Feira Fresca

Com um mix variado de produtos, pequenos produtores locais voltam a expor seus produtos na Feira Fresca do Pátio Savassi, amanhã, das 10 às 16 horas, no Piso L3, com entrada gratuita. São conservas, chutneys, geleias, alho negro, castanhas, xilitol, frutas cristalizadas, cafés especiais, queijos maturados do serro, queijos cozidos do Vale do Jequitinhonha, defumados, doces, chopes artesanais, temperos, chás, biscoitos artesanais, linguiça de tilápia, azeites saborizados, hortifrúti, bolos e massas artesanais. Os hortifrútis são colhidos no dia anterior e os quitutes preparados na véspera. O evento contará ainda com aula gratuita de yoga, meditação e apresentação musical.

“Fotografia e Memória”

O Programa Bolsa Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e pelo Jaca – Centro de Arte e Tecnologia, recebe no próximo domingo a oficina (10h) e palestra (15h) “Fotografia e Memória”, com a artista visual Aline Motta. As ações acontecem no Museu de Arte da Pampulha (avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585) e têm o propósito de estimular a produção e a pesquisa em artes visuais na capital mineira, contribuindo para o processo formativo da comunidade artística local e nacional. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser realizadas no site www.bolsapampulha.art.br.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail