CURTAS DC MAIS | 23/11

23 de novembro de 2019 às 0h01

img
Crédito: pixabay

Dia de Cooperar

Uma oportunidade de mostrar a jovens do mundo inteiro como a força da cooperação é fundamental para melhorar a vida das pessoas no planeta. Na próxima terça-feira, o Sistema Ocemg participará do “Centenary Conference of The Cooperative College” em Rochdale, Inglaterra. Com palestrantes do mundo inteiro, a conferência explora o que torna a educação cooperativa única e examina como ela oferece soluções para diversos problemas da sociedade. Na ocasião, será apresentado ao público um pouco sobre como funciona o Dia de Cooperar (Dia C), programa de voluntariado das cooperativas brasileiras que beneficia milhões de pessoas em todo o País há mais de uma década. Criado em Minas Gerais pelo Sistema Ocemg em 2009, o Dia C está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.

História de Irmã Dulce

A jornalista e escritora Karla Maria é a convidada do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento do livro “Irmã Dulce – A Santa brasileira que fez dos pobres sua vida (Ed. Paulus), nesta segunda-feira (25), às 19h30, na Casa Paroquial da Igreja São José (rua dos Tupis, 164, Centro). O livro reportagem traz detalhes da história de Irmã Dulce. Sua vida, seus passos e milagres são reconstruídos a partir de registros históricos, de um trabalho de apuração e de escuta atenta das testemunhas vivas que conviveram com a freira que dedicou sua vida a amar e servir. Como poucos e à frente de seu tempo, Irmã Dulce denunciou a miséria baiana com seu trabalho silencioso. Karla Maria é autora do livro Mulheres Extraordinárias (Paulus Editora), com o qual venceu o Prêmio Guarulhos de Literatura em 2017, na categoria Escritor Revelação.

Biografia de cachorro

O escritor Osias Ribeiro Neves se inspirou em seu cãozinho de estimar e na biografia não autorizada do cantor Roberto Carlos, publicada em 2007, para criar, com a participação de sua companheira, Marisa Verdolin, “Uma biografia autorizada – Chicó”. Dividido em 13 capítulos, batizados com nomes de filmes, como “Golpe de Mestre”, “Minha Vida de Cachorro” e “Verão de 42”, o livro narra a vida de um cachorro a partir de sua chegada no Mercado Central de Belo Horizonte até a sua integração com a família do autor. O nome do pet foi escolhido para homenagear o personagem de Selton Melo no filme “O Auto da Compadecida”. O livro será lançado neste sábado (23), às 10 horas, no restaurante Tip Top (rua Rio de Janeiro, 1.770, Lourdes), com entrada franca.

Sarau Libertário

Em 2019, o Sarau Libertário se propôs a realizar edições mensais, ocupando aparelhos culturais da região da Pampulha. O evento – que mescla diferentes linguagens que se constroem a partir da palavra, como teatro, música, literatura e artes visuais – começou suas atividades em abril e realiza neste domingo (24), sua última edição do ano. Gratuita, a programação acontece a partir das 14 horas, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (rua. Min. Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã, Pampulha).  O Sarau Libertário agora se debruça sobre o tema “Vivendo a Cidade” e conta com a participação do escritor Luiz Ruffato, a vereadora e artista cênica Cida Falabela e a produtora cultural Juliana Flores.

Antelope Canyon

Até o próximo dia 29, a Templuz, do Grupo Loja Elétrica, recebe a exposição “Insólito” com os trabalhos da fotógrafa Luciana Matosinhos. A mostra é gratuita e apresenta registros do famoso Antelope Canyon, localizado no Arizona, nos Estados Unidos, e considerado o mais fotogênico do mundo. Quem passa pela avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.105, no Sion, também pode apreciar e se encantar com uma das imagens da mostra exposta no Mural Templuz. Situado no deserto o Antelope Canyon é um abismo de erosões que impressiona com suas formas que parecem estar sempre em movimento, bem como suas cores em tons quentes como amarelo, laranja, ocre, vermelho e roxo. A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 19 horas, e no sábado, das 9 às 14 horas.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail