CURTAS DC MAIS | 24/04 a 26/04

24 de abril de 2021 às 0h15

img
Crédito: Freepik

Falecimento de João Camilo Pena

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) lamenta o falecimento de seu ex-assessor especial, João Camilo Pena. O engenheiro, que nasceu eme Corinto, faleceu na sexta-feira (23), em Belo Horizonte, aos 95 anos. Pena trabalhou na Companhia Vale do Rio Doce e na Cemig, empresa na qual desenvolveu um amplo programa de eletrificação rural no interior mineiro. Também comandou a construção de algumas hidrelétricas no Estado, com destaque para Três Marias. O gestor atuou na vida pública em Minas Gerais e foi, de 1975 e 1979, secretário de Estado da Fazenda. Em 1979, assumiu o cargo de ministro de Indústria e Comércio. Em 1985 tornou-se presidente da Furnas Centrais elétricas e, a partir de 1989, quando deixou a estatal, foi membro dos conselhos consultivos e de administração de várias empresas. “Um homem que ajudou, com seu trabalho e talento, a construir o Brasil. O setor produtivo mineiro lamenta a sua morte”, afirma o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.

Conto de Gustave Flaubert

Nesta segunda-feira (26), às 19h30, a Aliança Francesa Belo Horizonte tem um encontro marcado com o público para mais uma edição do Clube do Livro “Lire et s’inspirer”. Desta vez, o convite é para conhecer uma outra faceta de Gustave Flaubert, um dos mais célebres escritores do realismo francês. Flaubert (1821-1880) marcou a literatura francesa e tornou-se conhecido pelo mundo pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, pela lucidez sobre o comportamento social, e força de seu estilo em grandes romances, tais como Madame Bovary (1857), A Educação Sentimental (1869) e Salammbô (1862). Mas, também foi um excepcional autor de contos. E para esta edição do Clube do Livro, que acontece on-line pelo Zoom e em francês, foi escolhido o conto “Un coeur simple”, do livro “Trois contes” (1877). As inscrições podem ser feitas em mediateca@aliancafrancesabh.com.br. O evento é gratuito mas as vagas são limitadas.

Mostra de Abraham Palatnik

Inicialmente prevista para ficar em cartaz até meados de abril, a mostra “Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura” foi prorrogada até 8 de agosto. Fechado em virtude da pandemia de Covid-19, o CCBB BH disponibilizou o tour virtual da exposição, que possibilita acessibilidade a todos os públicos. A mostra está disponível no site. Vale lembrar que o catálogo virtual da exposição também está disponível para acesso e download pelo site bb.com.br/cultura. Criado exclusivamente para mostra de Belo Horizonte, o material traz um consistente apanhado sobre a trajetória do inquieto artista. Palatnik é pioneiro da chamada arte cinética no Brasil, que expande os caminhos das artes visuais ao relacionar arte, ciência e tecnologia. A exposição abrange os vários segmentos experimentados pelo artista.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail