Novo presidente do PIC
Antônio Eustáquio da Rocha Soares (Taquinho) assume novamente a presidência do PIC, para o biênio 2022/2024, no lugar de Wilson Alvarenga de Oliveira Filho, que acaba de concluir o seu mandato. A solenidade de posse está marcada para a próxima sexta-feira, no PIC Cidade. Na foto, Wilson e sua esposa Lucinha, e Moema com o marido Antonio Eustáquio, durante jantar de confraternização da diretoria que se despede.
Margareth Dalcolmo
O Sempre Um Papo recebe a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, para o debate e o lançamento do livro “Um Tempo Para Não Esquecer – A Visão da Ciência no Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus e o Futuro da Saúde” (Ed. Bazar do Tempo). O evento será presencial, com entrada gratuita, hoje, às 19h30, no auditório da Cemig (avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho). A mediação será de Afonso Borges, idealizador do Sempre Um Papo. “Um Tempo Para Não Esquecer – A Visão da Ciência no Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus e o Futuro da Saúde”, esperado livro de Margareth Dalcolmo, que se tornou referência nacional durante a pandemia, está disponível nas livrarias de todo o País, editado pela Bazar do Tempo. Margareth Dalcolmo acompanhou de perto as repercussões clínicas, os efeitos sociais e os esforços da comunidade científica para encontrar vacinas capazes de conter a vertiginosa propagação da Covid-19.
Mostra de Cinema de Araçuaí
PUBLICIDADE
Encontrar pares, dialogar e traçar conexões entre a produção audiovisual do interior de Minas Gerais. Essa foi a motivação central para a 1ª Mostra de Cinema de Araçuaí, que conta com o patrocínio do BDMG Cultural. A mostra será on-line e acontecerá entre 7 e 10 de junho. Para além de exibir curtas-metragens produzidos no interior de Minas Gerais – em toda sua potência e diversidade – com foco no público mineiro, a mostra contará com formações gratuitas ministradas e voltadas a coletivos audiovisuais, produtoras independentes mineiras e a jovens interessados em atuar no audiovisual. O projeto é um transbordamento da vocação do Cinema Meninos de Araçuaí que, desde 2008, está fincado no coração do Vale do Jequitinhonha, no centro antigo de Araçuaí, como um lugar de produção e de formação para o audiovisual. Até amanhã, serão recebidas inscrições de curtas-metragens (até 21 min) realizados no interior de Minas Gerais, sem restrição de gênero, a partir de 2019. Os filmes não precisam ser inéditos. Os oito selecionados serão exibidos no site da mostra entre 7 e 10 de junho.
Reabertura de café
Em Minas Gerais, sentar-se à mesa – seja tomar um café, beber algo ou fazer uma refeição – é também uma oportunidade para trocar ideias, contar histórias e partilhar bons momentos. Para quem gosta de aliar tudo isso à arte e à cultura, o Cine Theatro Brasil Vallourec tem uma grande novidade: a reabertura do café, que volta a funcionar hoje com novo horário e serviços ampliados. O espaço, que passa a ser gerido pelo próprio Cine, contará também com uma nova identidade visual, que remete o público à história do seu prédio, que celebra 90 anos em julho. Das 8h às 21h, o espaço passa a oferecer ao público o melhor da gastronomia mineira em receitas que homenageiam as ruas do centro da cidade e drinks batizados com o nome de grandes artistas do nosso cinema. Além de café, o local contará também com opções de almoço (das 11h30 às 15h), jantar (17h às 20h) e happy hour (17h às 21h).
Vídeodança “Veias Abertas”
O Camaleão Grupo de Dança promove hoje a exibição do videodança “Veias Abertas” no cinema do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Este registro foi criado a partir de um extenso trabalho de pesquisa junto às comunidades de três cidades localizadas às margens do rio das Velhas. “Veias Abertas” reúne dança e a linguagem audiovisual, levantando reflexões acerca da saúde dos rios e os impactos na vida das pessoas. Serão três horários de exibição hoje: 19h, 19h40 e 20h20.