CURTAS DC MAIS | 24/11

24 de novembro de 2020 às 0h06

img
Crédito: Freepik

Exposição “LudiCidades”

Hoje, a partir das 11 horas, o Memorial Vale apresenta a exposição “LudiCidades”, de Mariana Laterza, que apresenta uma série fotográfica que reinterpreta os detalhes do território urbano de Belo Horizonte, lançando sobre eles um olhar poético. A série foi criada com base no conceito e prática de deriva, no qual a cidade foi percorrida e registrada fotograficamente, desdobrando-se em obras que buscam desvelar narrativas lúdicas, poéticas invisíveis contidas no banal e cotidiano da cidade e que apreendem uma Belo Horizonte que vai além do seu estigma moderno. Parte do “Mostra de Fotografia” do Memorial Vale, a exposição poderá ser vista até o dia 24 de dezembro.

“Allegro Vivace”

O jovem pianista Gabriel Oliveira é a atração da terceira apresentação da série de recitais de música erudita “Allegro Vivace”. O musicista, de 24 anos, sobe ao palco do auditório na Rede Mater Dei de Saúde hoje, às 20 horas, com transmissão pela internet, pelo canal no YouTube (Recitais Allegro Vivace). O público de casa está convidado a assistir, já que, com a pandemia, a plateia não pode estar presente. Na compilação para o recital, Gabriel traz peças de compositores aclamados no universo erudito. O repertório é eclético. Gabriel preparou para o recital cinco peças, reunindo Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Claude Debussy, Franz Liszt e Sergei Rachmaninoff.

“Lacan na Academia”

Na próxima edição do “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura”, programa da Academia Mineira de Letras que aborda interseções entre a literatura e a psicanálise, a professora Márcia Arbex-Enrico e a psicanalista Lúcia Grossi apresentam a palestra “O sonho é surreal?” O encontro será realizado amanhã, às 20 horas pelo YouTube. A interpretação dos sonhos está na origem da criação da psicanálise como um novo campo de investigação do psiquismo. A relação do sonho com o desejo, afirmada por Freud, inspira o escritor e poeta André Breton na busca de uma realidade superior, apoiada numa nova relação com a linguagem e com as imagens. Essa relação de Breton com a teoria freudiana será abordada no encontro.

“Minha Vida de Menina”

A Academia Mineira de Letras disponibiliza o vídeo com a palestra “Memórias Libertárias em Minha Vida de Menina” no Youtube da AML. O livro de Helena Morley, publicado há quase 80 anos, traz um retrato único da vida da Diamantina do século 19. Quem fala a respeito é o professor Antônio Sérgio Bueno. A história, publicada em forma de diário, narra e comenta situações e fatos vividos pela autora, Helena Morley, em sua infância, na cidade de Diamantina, no final do século XIX. “Comentaremos as ‘entradas’ de Helena que nos parecem mais relevantes e que funcionam como uma planta baixa da estrutura que sustenta a narrativa. Nossa abordagem privilegiará tanto aspectos literários, quanto históricos da narrativa”, explica Antônio Sérgio Bueno.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail