Embaixadora dos EUA no Brasil
A Embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil comunicam a indicação, anunciada pela Casa Branca, de Elizabeth Frawley Bagley como candidata à embaixadora extraordinária e plenipotenciária no Brasil.Todas as indicações para embaixadores devem passar por processos de aprovação, incluindo a confirmação pelo senado dos EUA, antes de serem finalizadas. A Embaixada e Consulados vão compartilhar mais informações sobre esse assunto conforme apropriado. Elizabeth F. Bagley trabalha com diplomacia e advocacia há mais de quatro décadas. Sua experiência diplomática inclui serviço como conselheira sênior dos Secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton, e Madeleine Albright. Ela também serviu como representante especial para a Assembleia Geral das Nações Unidas, representante especial para Parcerias Globais, e embaixadora dos EUA em Portugal. Elizabeth. Bagley é proprietária e membro da diretoria da SBI, uma empresa de telefonia celular em Show Low, Arizona.
Semana de Arte Moderna
A primeira edição de 2022 do projeto Diálogos com o SEBP-MG vai abordar um dos movimentos artísticos mais importantes do País: A Semana de Arte Moderna de 22. Hoje, a partir das 14h30, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG) recebe a gestora de cultura e doutora em Estudos Literários, Flávia Figueiredo, para a palestra “De 1922 a 2022: uma conversa sobre literaturas, mineiros e modernistas”. Durante a palestra, a convidada vai abordar o centenário da Semana de 22 e propor reflexões sobre como o alcance desse manifesto artístico continua atual. A palestra também vai debater a literatura para além das palavras, representando a produção dos autores de Minas Gerais, conhecendo assim as possibilidades de sua manifestação no Movimento Modernista e em suas reverberações. O evento será realizado de forma gratuita por meio de plataforma de videoconferência. O link para acesso à sala virtual é enviado para o e-mail da pessoa inscrita imediatamente após o preenchimento do formulário. Caso o link não seja enviado, é necessário entrar em contato pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. As vagas são limitadas.
Papo em Pauta
PUBLICIDADE
Há 22 meses desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia da Covid-19, o home-office e o teletrabalho se tornaram uma prática muito comum. Esse é o pano de fundo da primeira transmissão do Papo em Pauta em 2022. Trata-se de um ciclo de palestras sobre saúde, cultura e bem-estar, fruto de parceria entre o Espaço do Conhecimento UFMG e o Instituto Unimed-BH. Nesta edição o tema será “Convivência”, trabalho e pandemia: novas territorialidades e afetos. Durante a conversa, os convidados Ângela Marques, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e Luís Sá Martino, professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Cásper Líbero, vão bater um papo com o público baseando-se no livro publicado em 2020, pela editora Vozes Nobilis. Durante a live, que será realizada hoje, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal www.youtube.com/espacoufmg, o público poderá participar enviando comentários e perguntas pelo chat, para enriquecer o debate, via www.youtube.com/espacoufmg, ou pelo: Instagram: @espacoufmg e espacodoconhecimentoufmg/.
Encontro da ACMinas Jovem
Retomando a série de encontros, o Conselho Empresarial de Jovens da ACMinas realiza hoje, às 19h, a palestra “Welcome 2022: Como se preparar para o ano”, ministrada pelo consultor, professor e escritor Carlos Caixeta. O encontro, primeiro evento promovido pela ACMinas Jovem neste ano, discutirá os desafios que empreendedores enfrentarão em 2022 e quais os melhores caminhos para promover o seu negócio. Carlos Caixeta é mestre em administração pela PUC-MG e Fundação Dom Cabral, MBA Executivo pela PUC-MG e economista pela UFMG. É também referência em convergir conceitos e práticas em estratégias empresariais, vendas, performance e negociação. A palestra acontece no Albanos da rua Pium-í, no Sion. Quem se interessar em participar do evento, entre em contato com a equipe do conselho pelo Instagram @acminasjovem.
Estações de Bocaiúva e Glaucilândia
O Estações, da Rede Minas, adentra o sertão mineiro e desembarca em Bocaiúva e Glaucilândia, no Norte do Estado. A população dessas duas cidades cabe dentro do estádio de futebol Mineirão, mas o movimento nesses municípios já foi maior quando o trem ainda passava. Hoje a locomotiva deixa saudades, mas ainda apita na memória dos moradores e continua vivo no acervo do museu. O programa mostra alguns desses locais, suas histórias e as transformações provocadas pelo tempo, hoje, às 20h. É impossível não se lembrar da canção “O trem azul”, de Lô Borges e Ronaldo Bastos, quando se conhece a estação de trem de Bocaiúva. O prédio bonito chama a atenção pelas cores. A ferrovia chegou ao município em 1924 e hoje abriga um museu e a Secretaria de Cultura. Muitos desembarcaram na cidade, entre eles Henrique de Souza, pai de Herbert de Sousa, o Betinho. Foi ali onde o sociólogo, que ficou conhecido pela luta contra a fome e a miséria, nasceu.