CURTAS DC MAIS | 26/05

26 de maio de 2022 às 0h25

img
Crédito: Freepik

História da Serra do Cipó

“Serra do Cipó – Origens”. Este é o título do novo livro do jornalista e escritor Sérgio Lacerda que será apresentado aos leitores no próximo sábado, de 11 às 14h, na Livraria Da Rua (rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi). A publicação reúne ampla bibliografia de estudos clássicos e atuais de pesquisadores sobre a serra, que integra a cadeia montanhosa conhecida como Cordilheira do Espinhaço com mais de mil quilômetros de extensão, ligando Minas Gerais ao estado da Bahia. O autor traz informações desconhecidas por grande parte do público, fruto de um esforço de pesquisa profundo em acervos diversos sobre a Serra do Cipó com sua geografia que atrai inúmeros turistas pela beleza natural, a riqueza que pela fauna, flora e mananciais que a Serra resguarda. Sérgio Lacerda aprofundou na leitura de estudos de pesquisadores estrangeiros que por aqui passaram durante o período colonial no Brasil Império.

“Pequeníssimas Mãos”

O CCBB Educativo convida bebês, seus familiares e cuidadores a vivenciarem novas experiências artísticas por meio do projeto “Pequeníssimas Mãos”, inédito na capital mineira. Com o objetivo de aproximar crianças de zero a três anos da programação do Centro Cultural, as atividades foram especialmente pensadas para cativar a atenção deste público: mais que brincadeiras, elas pretendem aguçar os sentidos e despertar o interesse em torno do universo das artes. A programação gratuita será realizada sempre aos sábados e domingos, às 11 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte. Para a estreia do “Pequeníssimas Mãos”, os educadores-artistas desenvolveram a ação “Múltiplas Sensações”, inspirada em trabalhos dos artistas Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Tunga e Lygia Clark. “Nesta primeira fase do projeto, os bebês e seus pais serão convidados a explorarem ‘ninhos sensoriais’ criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês que ativam sensações táteis, visuais e sonoras por meio de texturas, aromas, linhas, fitas e sons”, explica o coordenador do CCBB Educativo, Danilo Filho.

“Trilhas da literatura”

A leitura, hoje, é uma prática social que se vale de muitos suportes, canais, formatos e tecnologias. Que trilhas as pessoas usam para chegar à leitura literária na atualidade? É sobre essas possibilidades que a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG), promove a palestra “Livros e telas: trilhas da literatura”, com participação da doutora em linguística aplicada e professora do Cefet-MG, Ana Elisa Ribeiro. Com mediação da bibliotecária Cleide Fernandes, o evento ocorre hoje, às 16h, em plataforma de videoconferência. As inscrições são gratuitas.. O link para acesso é enviado para o e-mail da pessoa inscrita imediatamente após o preenchimento do formulário. Caso não receba o link, é necessário entrar em contato pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado.

“Arte – um projeto possível”

O Memorial Vale apresenta, como parte da Semana de Museus, o Projeto Pelo Sabor do Afeto, que vai exibir o curta-metragem “Arte – um projeto possível”, do artista e educador Charles Paiva, hoje, às 19h30, com entrada gratuita e retirada de ingressos uma hora antes do início, sendo permitida um par de ingressos por pessoa, com lugares limitados. No Projeto Pelo Sabor do Afeto, o artista e educador Charles Paiva demonstrou que é através da arte, da música, da poesia e da sensibilidade que se chega ao coração das pessoas. No curta-metragem “Arte – um projeto possível”, resultado da pesquisa de mestrado de Charles Paiva, ele instiga o espectador a se deixar tocar pelo que há de mais importante no universo das artes: o seu poder de transformação.

Aniversário da Cemig

Desde a última sexta-feira (20), várias atrações artísticas e culturais, pensadas especialmente para a comemoração dos 70 anos da Cemig, estão encantando e divertindo públicos de diferentes idades que compareceram ao edifício sede da empresa para conferir as apresentações. O grupo Giramundo traz o seu teatro de bonecos em duas apresentações especiais durante a semana: hoje, a partir das 19 horas, será a vez do espetáculo “Um baú do fundo fundo”. Já no próximo sábado, a partir das 11 horas, o público vai se encantar com a peça infantil A “Bela Adormecida”. Amanhã, às 19 horas, o som ficará por conta da apresentação da banda Samba Queixinho, que levará para a concha acústica um repertório irreverente, alegre, empolgante, tocando clássicos do samba e suas vertentes. Já no domingo, a partir das 11 horas, o show de música infantil será do grupo Pé de Sonho, que apresentará seus maiores sucessos como o Bicho de Bocão; Lá Vai Chapeuzinho; Rock da Barata; Que Bicho Será?; Borboleta Azul; Da Barriga da Mamãe; Urso; entre outros.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail