CURTAS DC MAIS | 27/03 a 29/03

27 de março de 2021 às 0h15

img
Crédito: Freepik

“Mulheres Revolucionárias”

Partindo da vida e obra de duas mulheres excepcionais, a escultora Camille Claudel (1864-1943) e a filósofa feminista existencialista Simone de Beauvoir (1908-1986), a Aliança Francesa convida o público para uma leitura dramatizada em francês e em português. O “Atelier Mulheres Revolucionárias” faz parte da programação da Festa da Francofonia e acontece virtualmente neste sábado (27), às 10 horas. Conduzido por Simone Mello (Brasil) e Charlotte Giusti (França), o Atelier propõe um diálogo entre Camille Claudel e Simone de Beauvoir. Afinal, como seria uma conversa entre duas das mulheres mais relevantes do último século? O bate papo acontece por meio da plataforma Zoom.

“Pretinhas Leitoras”

“Infâncias plurais na literatura negra: narrativas que nos aproximam dos saberes ancestrais”: esse é o tema do próximo “Múltiplo Ancestral”, projeto do CCBB Educativo. A atração digital é apresentada por Eduarda e Helena Ferreira, que integram o “Pretinhas Leitoras”, neste sábado (27), às 10 horas, no site www.ccbbeducativo.com. A atividade propõe uma discussão inicial sobre a necessidade de protagonistas negras nas histórias contadas na escola e juntas descobrirão livros em suas estantes que apresentam as narrativas que procuram. Ao lerem, conversarão sobre a importância dessas escritas fazerem parte do cotidiano infantil. O projeto “Pretinhas Leitoras”, criado em 2018 pelas irmãs Helena e Eduarda Ferreira, é uma iniciativa de fomento à leitura, voltada ao letramento crítico-racial entre infâncias que prioriza o protagonismo infantil em diálogo com a territorialidade.

“Sábado com Libras”

Desde 2015, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza o “Sábado com Libras”, com oficinas e contação de histórias na Língua Brasileira de Sinais. Em 2020, o projeto ganhou uma versão virtual, com publicação de vídeos semanais no YouTube e conteúdos no Instagram do museu. Em 2021, além de vídeos inéditos lançados no YouTube, o Espaço do Conhecimento passou a realizar oficinas virtuais em Libras, no último sábado de cada mês, pelo Zoom. A participação é gratuita e a condução é da atriz e intérprete Dinalva Andrade e da equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu. Neste sábado (27), às 10 horas, será realizada a oficina virtual “Como fotografar estrelas com o celular” pelo Zoom, sendo indicada crianças e jovens a partir de 8 anos (necessário conhecimento básico em Libras). A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas em https://cutt.ly/ixxcb5B.

“Memorial Instrumental”

Neste domingo (28), às 11 horas, o Memorial Vale retoma a série “Memorial Instrumental”, que tem como objetivo homenagear as mulheres através da arte das instrumentistas, que têm em Chiquinha Gonzaga a maior representante brasileira. Nessa edição, as irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão), que compõem o Duo Mitre, que vem ganhando destaque na cena brasileira com performances cheias de musicalidade e excelência artística fazem uma apresentação baseada em compositoras brasileiras. Luísa e Natália Mitre estão celebrando a gravação do álbum “Seiva”, primeiro do Duo, que será lançado em 2021 pelo selo Savassi Festival Records. O disco apresenta um repertório todo autoral, conduzido por diferentes caminhos presentes na memória musical das duas.

“Bande à Part”

Os apaixonados pela sétima arte e pela a cultura francófona têm novo encontro no “Bande à Part”. O cineclube virtual com filmes de países francófonos, realizado pela Aliança Francesa, retoma as suas atividades em 2021, durante a sétima edição da Festa da Francofonia, em Belo Horizonte. A atração oferece ao público filmes para serem assistidos ao longo neste mês e bate-papo cinematográfico que acontece nesta segunda-feira (29), às 18 horas. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br. Em função da Festa da Francofonia, o “Bande à Part” de março traz três filmes em torno do tema geral da organização nacional da Francofonia – ‘’Respirez en Français’’. Os participantes podem assistir produções como “O Último Suspiro’’, ‘’Olmo e a Gaivota’’ e o clássico ‘’O Raio Verde’’, que serão comentados durante o bate-papo.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail