CURTAS DC MAIS | 27/07

27 de julho de 2021 às 0h12

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Crédito: Freepik

Retomada empresarial

Uma crise exige mudanças rápidas e, para suportar o novo contexto criado pela  pandemia da Covid-19, é preciso uma reestruturação profunda. Pensando na retomada das atividades econômicas pós-pandemia, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Senac, Sesc e Sindicatos Empresariais, realiza neste semestre mais uma série de ações dentro do projeto EvoluE (Programa Senac de Retomada e Evolução Empresarial), que teve início no ano passado. A primeira é “Business Intelligence (BI) – O que é e quais as aplicações nos negócios são interessantes para minha empresa, que será realizada amanhã, com condução do docente Evandro Ornelas Mineiro. As transmissões serão realizadas pelo canal do Senac no Youtube, de 19h às 21h, com tradução simultânea em Libras. Para ter acesso, é necessário fazer a inscrição gratuita previamente pelo Sympla.

Fórum do Audiovisual

O Conselho Estadual de Política Cultural (Consec), junto à Empresa Mineira de Comunicação (EMC), lança hoje, às 16 horas,  o Fórum Setorial do Audiovisual Mineiro. O evento conta com a participação do presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Sérgio Rodrigo Reis, a vice-presidente do Consec, Aryanne Ribeiro, e representantes de instituições do audiovisual. O Consec aprovou a criação de fóruns setoriais para todos os segmentos da cultura, por meio do regimento interno, pelos conselheiros empossados para o novo mandato. Com participação da sociedade civil, a iniciativa dá espaço para discussão e apresentação de propostas de questões relevantes para os setores. No total, 30 fóruns setoriais vão ser criados pelo Consec. A vice-presidente do órgão, Aryanne Ribeiro, fala sobre o importante espaço que a iniciativa propõe para desenvolver políticas culturais.

Projeto cultural da Vale

A Chamada Instituto Cultural Vale 2021 vai destinar R$ 25 milhões a projetos de todo o País que valorizem a diversidade das manifestações culturais brasileiras e que contribuam para o desenvolvimento da economia criativa nos locais em que são realizados. Com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os aportes dos patrocínios selecionados no edital serão realizados ainda em 2021, para execução ao longo de 2022. O objetivo é valorizar e estimular a cultura em toda a sua pluralidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de agosto pelo site institutoculturalvale.org.

Narrativa do tortuoso

Quem acompanhou as redes sociais e canais virtuais do Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto nas últimas semanas teve a oportunidade de conferir obras e processos de artistas selecionados para o programa de mostras virtuais “Ocupa/ia”. Na segunda etapa do projeto, os próximos artistas, que participaram do Programa de Residência IAÍ, ocupaM as redes (Facebook e Instagram) do instituto. A artista visual e pesquisadora Bárbara Mol apresenta sua arte até a próxima sexta-feira. A proposta “a torto e direito” – sobre o direito ao tortuoso como forma entre os imaginários do barroco, do cerrado e de outras vias em Ouro Preto, pretende criar uma narrativa iconográfica do tortuoso. Durante a ocupação on-line do IA, a pesquisa artística vai coletar e recriar formas e objetos estéticos tomados do meio barroco patrimonial, do urbano-periférico e cerrado de Ouro Preto.

Concurso de contos

A União Brasileira de Escritores lança o Prêmio UBE de Literatura – Concurso de Contos Anna Maria Martins – 2021, de abrangência nacional, que contempla textos inéditos do gênero. Os objetivos são promover e valorizar a cultura e estimular a produção literária, bem como reconhecer o trabalho de autoras e autores nacionais, estreantes ou não. As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto próximo, no site https://www.ube.org.br/home.php, no qual o regulamento também pode ser consultado na íntegra. A UBE, em meio à crise econômica pela qual o País passa, decidiu que os prêmios concedidos aos vencedores do Concurso de Contos Anna Maria Martins serão os seguintes: o primeiro colocado terá a participação, como entrevistado/a, na “Terça Literária”, promovida e realizada semanalmente pela UBE, uma resenha do conto veiculada no Jornal UBE e publicação, nas mídias sociais da entidade, de post com perfil pessoal/profissional; o segundo terá resenha do texto publicada no Jornal UBE e perfil nas redes sociais; e o terceiro, post nas mídias sociais.

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