CURTAS DC MAIS | 27/10

27 de outubro de 2021 às 0h20

img
Crédito: Freepik

Abertura do Flitabira

O Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) recebe o grupo de dança belo-horizontino Primeiro Ato para apresentar o espetáculo “Sem Lugar”, baseado na obra do poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade. A apresentação integra a programação de abertura do festival, hoje, às 21h, no palco principal do evento. O Flitabira acontecerá, em formato híbrido, até o próximo domingo. A programação completa está no site www.flitabira.com.br. O espetáculo “Sem Lugar” foi criado pelo Primeiro Ato para uma dupla comemoração: os 20 anos do grupo e o centenário de nascimento de Drummond, ambos celebrados em 2002. A apresentação aborda temas extraídos de sua obra, como o amor, o erotismo e o tempo, além de traduzir a concepção do escritor itabirano sobre o homem, que vive sem lugar e lida com a solidão, a fragmentação e o vazio.

Patrimônio cultural imaterial

Umas das celebrações religiosas mais tradicionais mineiras, a Festa do Rosário, com Missa Conga em honra a Nossa Senhora do Rosário e Encontro da Guarda, foi realizada na última segunda-feira em Timóteo, no Vale do Aço. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, esteve no evento, onde foi anunciado que o congado será transformado em patrimônio cultural e imaterial mineiro. Ele enfatizou que a celebração é o primeiro encontro de congado em Minas Gerais, de forma presencial, nesse momento de retomada das atividades. O prefeito Douglas Willkys destacou a importância do retorno das atividades culturais da cidade por meio do movimento do congado.

Cine Club “Bande à Part”

A próxima edição do Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa de Belo Horizonte, traz filmes francófonos com a temática “Infância”. O bate-papo virtual acontece hoje, às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br. Foram selecionados três longas para esse ciclo. São comédias que abordam a temática de maneiras distintas e prometem trazer uma discussão interessante para o bate-papo: “Dix jours en or” (2012), “Semente Podre” (2018) e “A Guerra dos Botões” (2011) Os títulos podem ser assistidos on-line por streaming indicado ao participante após a inscrição via e-mail, que pode ser feita hoje, dia do encontro virtual. O encontro é on-line, via plataformas digitais (Zoom). A equipe organizadora enviará aos inscritos o link de acesso à sala para o bate-papo.

Projeto Pretinhas Leitoras

Os saberes originários e ancestrais que estão no mexer dos corpos infantis pretos contam histórias ainda distantes das salas de aula e dos livros didáticos. Para falar sobre o assunto, o projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo, convida Elen Ferreira, do Pretinhas Leitoras, que apresenta Revisitas identitárias: memórias em arte-educação-infâncias e território no contexto da Pequena África. O encontro é virtual e acontece hoje, às 15h. É necessário fazer inscrição prévia no site do programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em libras. Em revisitas, os diálogos sobre a criação do Projeto Pretinhas Leitoras são investigados e aprofundados para a discussão de camadas mais profundas que abordarão a interseccionalidade das opressões que cotidianamente ameaçam a liberdade; as narrativas se desenvolvem a partir das vivências na região portuária do Rio de Janeiro, no Morro da Providência, primeira favela do Brasil, e chama a atenção para o protagonismo infantil e juvenil na contemporaneidade onde as infâncias emergem como o presente potente que sonha ser livre.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail