Prêmio Zumbi
Novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra. Um dos eventos relacionados à data, em BH, é o Prêmio Zumbi da Cultura – Cia Baobá Minas, que celebra 11 anos de existência, será realizado hoje, às 19 horas, no Teatro Sesiminas, homenageando os premiados 2020 e recebendo shows: Fabinho do Terreiro, Cia. Baobá Minas e Negras Autoras. A premiação é distribuída em 14 categorias: teatro, atuação política, dança, personalidade negra, manifestação cultural, música, menção honrosa, literatura, religiosidade e protagonismo juvenil. Foram criadas para a comunidade: resistência LGBTQ+, representatividade mirim e artes visuais. As duas categorias surpresas a serem anunciadas para comunidade são as categorias: destaque Homem negro e Mulher negra.
Peça de teatro inédita
Com a flexibilização e a reabertura dos teatros, Belo Horizonte abriga a primeira estreia de uma peça inédita com presença de público desde o fechamento da cidade. “Como vencer a burocracia sem ter um infarto” é uma comédia que promete fazer os espectadores darem boas risadas em um vislumbre de alento em meio a tantas privações impostas em 2020. A direção é do premiado ator Ilvio Amaral, famoso pelo sucesso de “Acredite, um espírito baixou em mim”. O texto é de Ed Vasconcellos e faz uma crítica bem-humorada aos problemas que os cidadãos encontram em algumas repartições públicas. Fernando Veríssimo e Lucas Barbosa compõem o elenco. A temporada é curta no, Cine Theatro Brasil Vallourec. Hoje e amanhã, a apresentação é às 20h. No próximo domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 40,00 e podem ser adquiridos on-line ou na bilheteria do teatro.
Açolab Talks
O professor Clóvis de Barros Filho e o influencer e investidor Thiago Nigro são as atrações de peso da edição especial de fim de ano do Açolab Talks. “Cuidando da cabeça e do bolso: caminhos e perspectivas para 2021” é o tema escolhido para o debate. A conversa será realizada hoje), a partir das 15h30, e contará com a mediação de Paula Harraca (Diretora de Pessoas e Inovação da ArcelorMittal Aços Longos Latam e Mineração Brasil). O encontro terá transmissão ao vivo pelo Youtube da ArcelorMittal Brasil. Barros é doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, palestrante e consultor. Já Nigro é fundador do canal Primo Rico, reconhecido pela Forbes Under 30 e autor do best-seller “Do mil ao milhão: Sem contar o cafezinho”.
Revista Lésbi
A revista mineira Lésbi, produzida e voltada para mulheres que se relacionam com mulheres, lança hoje, às 20 horas, a segunda edição impressa e on-line. Uma programação especial no perfil do Instagram marca o lançamento, com lives de debates sobre temas abordados na revista, como relacionamentos não-monogâmicos, o impacto dos estereótipos, visibilidade bissexual e show com a rapper pernambucana Jéssica Caitano. A revista abre um importante debate sobre invisibilidade e falta de informações sobre questões vividas e experienciadas por mulheres lésbicas e bissexuais. A segunda edição traz um olhar aprofundado para esses temas e apresenta matérias sobre os diferentes corpos e a construção dos afetos, entrevistas, ilustrações, rede de apoio e orgasmo. O conteúdo será disponibilizado no site www.revistalesbi.com.br e a revista impressa será enviada para todo o Brasil.
Concurso literário
Para eternizar histórias de cuidado, o Instituto Unimed-BH, em parceria com a Academia Mineira de Letras (AML), abriu as inscrições para o Concurso Literário AML/Unimed-BH 50 Anos com o tema “Cuidado pela Vida”. O concurso será realizado em comemoração ao aniversário da cooperativa que completa, em 2021, cinco décadas de história. As inscrições do Concurso Literário AML/Unimed-BH 50 Anos podem ser feita até o dia 6 de dezembro. Mais informações sobre o regulamento podem ser conferidas em: concursoamlunimedbh.com.br. O concurso vai selecionar 30 textos, sendo dez em cada uma das três categorias – cooperados, clientes e colaboradores. As 30 publicações farão parte do livro comemorativo dos 50 anos da Unimed-BH que será lançado em 2021.