De olhos vendados
Os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) podem experimentar as sensações de estar em um território indígena, mas sem precisar sair da capital mineira. Neste sábado (29), às 18h15, o Percurso Sensorial na Exposição Mundos Indígenas convida crianças e adultos a testarem seus sentidos em um passeio onde tudo é permitido, menos olhar! A atividade acontece na mostra temporária do museu, que traz os modos de viver, saber e cuidar dos povos Xakriabá, Maxakali, Pataxoop, Yanomami e Ye’kwana. Durante a atividade e com o auxílio dos mediadores do museu, os participantes vão percorrer a exposição com os olhos vendados. O objetivo é chamar atenção para os sons, os odores e as texturas em exibição, instigando a curiosidade dos visitantes.
Mitologia grega
Na região da Tessália, próximo ao Mar Egeu, os gregos avistavam o Monte Olimpo. De lá, deuses governavam a Terra, segundo a mitologia grega. O universo divino também se misturava com o mortal, criando narrativas que envolviam criaturas como semideuses, centauros e o Pegasus. Esses e outros aspectos da mitologia grega serão desvendados pelos visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) na atividade Cosmogonia grega e outras histórias. A contação de histórias irá apresentar a versão dos gregos para a origem do mundo e dos homens, além dos feitos de algumas deusas e deuses do Olimpo, de heróis e heroínas mortais, e histórias das criaturas fantásticas. A atividade acontece neste domingo (1º de março), às 15h. A participação é gratuita, sendo necessário retirar senha na recepção.
Acordeonista russo
PUBLICIDADE
A sanfona veio de longe para o Noturno, da Rede Minas. O acordeonista russo Eduard Akhanov iniciou seus estudos aos oito anos e, ao longo da sua carreira, recebeu vários prêmios em competições russas e internacionais. O programa com Akhanov faz parte da série especial que o Noturno preparou apresentando acordeonistas do Brasil e do mundo tocando diversos gêneros musiciais. Os espetáculos foram gravados pela emissora no Festival Internacional de Acordeon, que aconteceu em Belo Horizonte. Apresentado por Túlio Mourão, o Noturno, da Rede Minas, vai ao ar neste sábado (29/02), às 23h30. O programa também pode ser visto, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
Bonecas africanas
Imagens e produtos artesanais dos quilombos de Minas Gerais, em especial da comunidade Cachoeira dos Forros, estão nas mostras de artesanato e de fotografia que abrem a temporada 2020 do Assembleia Cultural. As exposições podem ser vistas a partir desta segunda-feira (2) até sexta-feira (6), na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), das 8 às 18 horas. A Associação Comunitária de Agricultores e Artesãos da Cachoeira dos Forros e Região (Acafor) é a responsável pela exposição e comercialização dos artesanatos. O destaque são as bonecas Abayomi, palavra que significa “encontro precioso” em iorubá. Para a confecção das bonecas, as artesãs utilizaram a mesma técnica de suas ancestrais africanas: peças únicas criadas apenas com nós em retalhos de tecidos.
Feira de artesanato
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Shopping Minascasa promove, entre os dias 5 e 7 de março, mais uma edição da feira de artesanato “Arte, Cultura e Minascasa”. O evento, que será realizado das 10 às 22 horas, no corredor da entrada pela avenida Bernardo Vasconcelos, incentiva o empreendedorismo feminino por meio da comercialização de artigos produzidos somente por mulheres. Na feira, os clientes vão encontrar peças de arte sacra, pedrarias, patchwork, caixas de madeira e difusores, além de artigos para casa e toalhas bordadas a mão. Segundo a coordenadora da feira Wânessa Cruz, o destaque para o trabalho de mulheres empreendedoras é uma forma de mostrar que elas podem participar ativamente do mercado de trabalho. A entrada é gratuita.