Museus pós-pandemia

O Museu de Congonhas, se adaptando à nova realidade trazida pela pandemia do novo coronavírus, reforçou a produção de conhecimento em suas plataformas online. Desde março, a instituição leva ao ar mediações, oficinas, atividades educativas diversas e uma série de outras ações virtuais. Na próxima terça-feira será realizada, no Instagram @MuseuDeCongonhas, uma transmissão ao vivo com a pesquisadora e gestora cultural Beth Ponte, que será conduzida pelo diretor do Museu de Congonhas, Sérgio Rodrigo Reis. O tema da live será “O futuro dos museus pós-pandemia”.

Com o projeto #MCoEmCasa, o Museu de Congonhas já alcançou milhares de pessoas nessa fase de isolamento social. .Toda a programação pode ser acessada nas páginas do Facebook (@museudecongonhas), Instagram (@museusdecongonhas) e site da instituição.

“Sempre um Papo”

Aos 80 anos, Heloísa Buarque de Hollanda está sempre à frente do tempo. A escritora e professora compartilha a sua trajetória de vanguarda em um livro. Lançada no ano passado, “Onde é que eu estou? – Heloisa Buarque de Hollanda 8.0”, a obra trata do universo da cultura e sua reinvenção e outros segmentos que permeiam a vida e a bagagem dessa intelectual.

Também, em 2019, brindou o público com duas publicações que trazem, em uma abordagem feminista, os desafios da mulher. O “Sempre um Papo” realizou um debate com essa grande personagem brasileira. Neste sábado (30), o encontro de Heloísa com o jornalista Afonso Borges é exibido na Rede Minas. O projeto Sempre um Papo com Heloísa Buarque de Hollanda vai ao ar, às 21 horas, pela Rede Minas.

“As quatro estações”

“As quatro estações”, de Vivaldi, é uma das obras mais conhecidas do compositor e violinista italiano e um dos grandes destaques das criações barrocas. Composta em 1723, ela continua atual e conquista um público que vai além dos amantes da música clássica, se destacando em publicidades e filmes, como o francês “Intocáveis”. Dividida em quatro concertos nomeados com as estações do ano, traz atmosferas sonoras em uma composição feita para o violino e a orquestra.

A peça é destaque do programa Harmonia. Com regência de César Timóteo e executada pela Orquestra Pianissimo, de Belo Horizonte, “As quatro estações” é apresentada ao público com os concertos “A primavera”, “O verão”, “O outono” e “O inverno”. O Harmonia com “As quatro estações” vai ao ar neste domingo (31), às 14 horas, pela Rede Minas.

Congregação da Missão

Com a vocação e o intuito de ajudar quem mais precisa, a Congregação da Missão celebra 200 anos de atuação no País. Para comemorar, seria realizado um simpósio no Santuário do Caraça, instituição que é administrada pela entidade, mas devido ao fato de as comemorações presenciais não serem possíveis por causa das restrições em virtude da pandemia do novo coronavírus, foi lançado um documentário que registra a história e o propósito da instituição.

A Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo, está presente no mundo inteiro. A iniciativa foi criada para a evangelização dos pobres, formação do clero e dos leigos. A obra audiovisual mostra como é organizada internamente da Província Brasileira da Congregação da Missão e a sua atuação no território brasileiro. Para assistir o documentário, acesse o vídeo no canal Lazaristas Brasil, no YouTube.

“Click Cervejeiro”

O Dia dos Namorados está chegando e, para celebrar, a cervejaria Albanos lança a 2ª edição do concurso fotográfico “Click Cervejeiro”. Com a temática “Mostre seu amor e a cerveja”, qualquer pessoa que more em Belo Horizonte e que tenha um perfil no Instagram pode participar, desde que mostre sua paixão por cerveja. Algumas fotos serão selecionadas para votação popular e os vencedores ganharão produtos Albanos.

Para participar, os interessados devem colocar a criatividade em prática e postar uma foto até o dia 5 de junho que tenha relação direta com a Cervejaria Albanos. A imagem deve conter produtos Albanos, sejam cervejas, chopes, pratos ou petiscos, além de envolver a temática da edição. A postagem deve ser no feed do participante no Instagram e é necessário marcar o perfil da cervejaria (@cervejariaalbanos) e colocar a hashtag #cliqueemcasaAlbanos.