Crédito: Freepik

Celibato dos padres

J.D. Vital é o convidado da Academia Mineira de Letras para falar sobre o dilema do jornalista e escritor diante do desafio de escrever um livro sobre a flexibilização do celibato dos padres na Igreja Católica. O assunto será abordado na palestra “Um repórter entre Graham Greene e Papa Francisco”, que estará disponível no canal de Youtube da entidade, a partir de hoje, às 11 horas.

O escritor inglês Graham Greene sempre foi contra o casamento de padres, em discussão no pontificado do Papa Francisco. A palestra aborda o dilema do jornalista e escritor ao escrever um livro que traz consigo a temática da flexibilização do celibato na Igreja. Greene é autor de um dos clássicos da literatura moderna inglesa, o romance “O poder e a glória”, sobre um padre beberrão perseguido por tropas federais do governo anticlerical do México na década de 1920.

Fórum de carreiras

A história aponta como crises mundiais, como uma pandemia, são também aceleradoras de tendências. No mercado de trabalho, já é possível observar a validação de práticas e condutas que, antes, eram apenas previstas. Pensando nisso, o Centro Universitário Newton Paiva realiza o “Step up – Fórum de Carreiras Newton”.

Sempre às terças e quintas, às 18 horas, até o próximo dia 20 de agosto, as discussões virtuais recebem convidados do mercado para refletir sobre temas importantes para a condução de carreiras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link. A cada semana, um foco para debate por meio de um webinar, sempre às terças, e um workshop, às quintas.

ACMinas Jovem

Desde o início de junho, a ACMinas Jovem realiza encontros por meio de lives em seu perfil do Instagram (@acminasjovem), com o objetivo de manter a conexão e a troca de experiências entre os jovens empresários durante a pandemia. Hoje, às 12 horas, a entidade, que representa o Conselho Empresarial de Jovens da ACMinas, promoverá mais um encontro.

Desta vez, os convidados são Diógenes Nunes, fundador da “Sobre Franquias”, que atua há 14 anos no segmento, e Bernardo Almeida, presidente da ACMinas Jovem. O bate-papo será sobre o setor de franquias durante a pandemia. “Essa troca de experiências, mesmo que virtual, é fundamental para que novas ideias e parcerias de negócios continuem acontecendo”, diz Bernardo Almeida.

Show de Mariana Nunes

A semana do Memorial Minas Gerais Vale traz, hoje, a apresentação inédita da cantora Mariana Nunes, dentro do projeto “Contemporâneo’, na qual ela fará um apanhado de sua trajetória artística. Serão apresentadas músicas de seu mais recente álbum, “Cantante”, e do seu primeiro CD solo, “A luz é como água”, além de canções que estiveram presentes ao longo de sua carreira.

Hoje, às 11 horas, será postada uma atividade do “Educativo em Ação”, que revela, a cada semana, um pouco das estratégias de mediação dos educadores do Memorial Minas Gerais Vale durante a visita ao museu. Outro destaque da programação do #MemorialValeEmCasa é o Teatro de Objetos, concebido pelo Educativo do Memorial, no próximo domingo,, às 10 horas.

Envelhecimento humano

O “CineCentro” de julho, realizado pelo Centro Cultural UFMG, sugere filmes que se debruçam sobre o envelhecimento humano, abordando-o em suas múltiplas possibilidades, dilemas e discursos cinematográficos.

A seleção apresenta narrativas ficcionais de diferentes países e demonstra como a representação da “velhice” e dos “velhos” nas películas cria possibilidades de contraposições de ideias preconceituosas e estigmatizações, gerando novos sentidos e significados sobre a longevidade da vida. A atração de hoje é a comédia dramática “Nebraska” (2013), dirigida por Alexander Payne e estrelada por Bruce Dern. O link do filme.