CURTAS DC MAIS | 30/07

30 de julho de 2021 às 0h15

img
Crédito: Freepik

“Centenas & Dezenas”

Vem aí o programa on-line de entrevistas e variedades “Centenas & Dezenas”, idealizado e apresentado pelo compositor e poeta belo-horizontino Márcio Borges, um dos mais renomados letristas do Brasil e um dos idealizadores do Clube da Esquina. Na estreia, amanhã, às 18h, ele receberá seu irmão e parceiro, Lô Borges. Juntos eles vão cantar e falar sobre parcerias, histórias e amizades. O projeto é uma realização do Bar do Museu Clube da Esquina. A direção é de Cláudia Brandão e a produção cultural de Virgínia Câmara. A transmissão será feita pelo canal Bar do Museu Clube da Esquina no YouTube. Além de música, bate-papo e histórias sobre a capital mineira e Clube da Esquina, o “Centenas & Dezenas” terá um quadro de culinária afetiva. Trata-se do “Sabores da Música”, apresentado por chefs renomados que vão ensinar o preparo, passo a passo, de receitas selecionadas por Márcio Borges, e que ficarão disponíveis no site do Bar do Museu Clube da Esquina após a exibição do programa.

Festival de Inverno UFMG

O 53º Festival de Inverno UFMG está chegando ao fim, mas terá neste fim de semana diversas atrações artísticas e culturais gratuitas para o público, por meio do canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) no YouTube (youtube.com/culturaufmg). Hoje, às 20h35, Toninho Horta estará na segunda edição da série Conversas Musicais, produzida pelo Conservatório UFMG. A “entrevista-show” será conduzida pelo professor da Escola de Música da UFMG, Mauro Rodrigues, enquanto Toninho, que ganhou o Latin Grammy 2020 na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, apresenta canções emblemáticas de sua carreira e músicas que foram referências para a sua trajetória.

Diversidade Periférica

Amanhã, às 10 horas, o projeto Diversidade Periférica do Memorial Vale traz uma atração que vem de Araguari: no Triângulo Mineiro, o Moçambique Branco de Araguari, que é um grupo folclórico religioso que traz o sincretismo das tradições católicas com as origens africanas, manifestando a fé em Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Pretos Velhos. O vídeo será um bate-papo com os integrantes do grupo, para contar ao público sobre essa tradição. A guarda de Moçambique Branco de Araguari foi fundada em 1929. Hoje o grupo é coordenado pelo Capitão Mor João Batista da Silva e pelo seu filho Capitão Jeferson Jorge. Há uma média de 250 participantes e são considerados a casa real, portadores do direito de guardar as coroas de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário (representadas por dois casais de Reis).

Múltiplo Ancestral

O projeto Múltiplo Ancestral, do CCBB Educativo, convida a artista Brisa Flow para apresentar sons indígenas e suas histórias ao público. A atividade “Canto para tecer memória” está disponível a partir de amanhã, às 10h, no site www.ccbbeducativo.com. Em “Canto para tecer memória”, a artista marrona Brisa Flow traz a música indígena contemporânea cantar relações e narrativas antigas de pueblos indígenas de Abya Yala. Na performance, Brisa Flow canta sobre o tempo circular, el bailar del Kultrun, instrumento ancestral mapuche que representa as estações e o tempo do dia atravessando a noite e da noite atravessando o dia. A escrita, não através do papel, mas através do corpo como território e instrumento da linguagem e do movimento. Criada no Brasil, a artista marrona araucana Brisa Flow constrói sons a partir da vivência de seu corpo no mundo, criando caminhos que desprendem das amarras da colonialidade.

“Alto-Falante” especial

Minas Gerais é protagonista no rock pesado e ajudou a construir a história do metal no Brasil e no mundo. Alguns desses grupos começaram na Cogumelo, uma pequena loja no centro da Capital, que se transformou em uma gravadora. O selo dessa empresa timbrou grupos como Sepultura, Overdose, Chakal e Sarcófago. Em 2005 a Cogumelo festejou 25 anos e reuniu diversas bandas para comemorar o aniversário. O “Alto-Falante”, da Rede Minas, acompanhou a festa e exibiu o show em um programa especial. A Rede Minas fecha o mês em que é comemorado o “Dia Mundial do Rock “com a reapresentação desse grande espetáculo. O especial faz parte do “Rede Minas Memória” e vai ao ar na TV e no canal da emissora no YouTube (youtube.com/redeminas), amanhã, às 14h. Para celebrar, subiram no palco da antiga casa de shows Lapa, em Belo Horizonte, bandas como Thespian, Pathologic Noise, Murder Rape, Vulcano, Perpetual Dusk, Drowned, Chakal e Marduk. O som pesado foi registrado pelo Alto-Falante.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail