CURTAS DC MAIS | 31/03

31 de março de 2021 às 0h15

img
Crédito: Freepik

Arquitetura mineira

Proteger e difundir os acervos documentais relacionados às atividades de arquitetura e urbanismo em Minas. Esse é o principal objetivo do “Plano de Diretrizes para a Salvaguarda do Patrimônio Documental Arquitetônico e Urbanístico de Minas Gerais”, que foi lançado ontem pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Arquivo Público Mineiro (APM). O plano consiste em 15 ações direcionadas tanto para os acervos privados quanto públicos e a atuação se concentra em três eixos principais: diagnóstico e governança; preservação de arquivos; e democratização do acervo. A iniciativa se junta aos esforços de promover ações de preservação e difusão de arquivos da arquitetura e urbanismo. Em Minas Gerais, o Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos, da Escola de Arquitetura e Design da UFMG, atua desde 1954 com a documentação da arquitetura mineira.

Fuga de judeus holandeses

O “Sempre Um Papo” segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto, recebendo o escritor Lira Neto para o lançamento do livro “Arrancados da Terra – Perseguidos pela Inquisição na Península Ibérica, refugiaram-se na Holanda, ocuparam o Brasil e fizeram Nova York” (Companhia das Letras). Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com mediação de Afonso Borges. O encontro será realizado hoje, às 19 horas, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do “Sempre Um Papo”. O livro aborda a saga de judeus holandeses. Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte, em fuga da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa.

“Sarau Literário Delas”

Maria Carolina Fenati, fundadora da editora Chão da Feira e professora, puxa o bonde. Junto com ela, chegam as poetas Adri Aleixo, Simone Teodoro e Lara de Paula. Está formado o “Sarau Literário Delas”, iniciativa promovida pelo Sesc Palladium e que será realizada hoje, às 19 horas, no Instagram (sesc.palladium). No encontro, as escritoras mineiras poderão mostrar seus trabalhos ao grande público, reforçando o compromisso do Sesc Palladium em apoiar e estimular a cena literária feminina e a arte independente. O “Sarau Delas” também abre caminho, por meio da linguagem poética, para problematizar conceitos e posturas que refletem as desigualdades entre gêneros, tão latentes em um país no qual, a cada dia, cinco brasileiras foram vítimas de feminicídio em 2020, segundo a Rede de Observatório da Segurança.

“Fora do Normal”

As notas dão o tom para a música, mas a imagem dá cor ao som. A identidade visual em trabalhos musicais é tema da participação do programa Hypershow na série “Fora do Normal”, da Rede Minas. Hoje, às 20h30, o jornalista Luiz Flávio Lima faz um bate-papo com Locca Faria e Marcus Barão. Os dois trabalharam com grandes artistas. Locca fez fotografia e projeto gráfico da capa de discos que marcaram as décadas 70 e 80, como “Clube da Esquina 2”, de Milton Nascimento, e “O Som Brasileiro”, de Sarah Vaughan. Marcus Barão desenvolveu diversas capas de CDs da banda mineira Skank, além de outros artistas como Lô Borges e Nando Reis. No programa, eles contam suas experiências como designers, falam de processos criativos e a relação com os músicos. O público também pode conferir a atração, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

“Rádio Memorialística”

Hoje, às 18 horas o Educativo do Memorial Vale traz o quarto episódio da “Rádio Memorialística: Horizontes de Concreto” (transmitido pelo Instagram, com legenda descritiva das imagens, legenda descritiva detalhada para surdo-cego e tradução em libras) A ação educativa “Rádio Memorialística” é um podcast que busca ativar no público as suas memórias afetivas e sua relação com o passado. Inspirados nos sons e no formato dos programas da época de ouro da rádio, quatro episódios semanais narram a história de Minas Gerais desde a sua exploração. Nesta última oportunidade, o episódio “Horizontes de concreto” explora a fundação da nova capital, assim como as reviravoltas da vida moderna na cidade.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail