Dia da Saúde e Nutrição

30 de março de 2019 às 0h02

img
Crédito: pixabay

Tilden Santiago*

Anualmente no dia 31/03 o Brasil celebra o Dia da Saúde e Nutrição. Esta data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem por objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação.

O Dia Mundial da Alimentação é em 16 de outubro. Contagem é uma cidade que dá grande importância a este tema, tanto é que não deixa passar em branco nenhuma das duas datas: 31 de março e 16 de outubro.

Neste ano não é diferente. Existem Conselhos Municipais e entidades que trabalham o ano inteiro a conscientização dos munícipes sobre estes dois hábitos fundamentais para a excelência da vida humana: a Saúde e a Nutrição.

Estes Conselhos e entidades é que são os guardiões dessa chama da comunidade contagense: Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável de Contagem (Comsan) presidido por José William da Silva, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) sob a coordenação de Luzia Ferreira; Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) presidido por Maria Dolores Lima de Paiva, vinculado à Secretaria de Educação de Contagem (Seduc) cuja secretária é Sueli Márcia Baliza Dias e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sendo secretário Cleber de Faria Silva.

O bom trabalho destes gestores depende da dedicação e eficácia dos Conselheiros, seus presidentes e funcionários, que são a alma da inspiração destas políticas públicas.

Acompanhando a vida real dos Conselhos Municipais de Contagem, ouso lembrar alguns nomes que se destacam na condução do trabalho: Gislaine da Silva Santos (secretaria-executiva do CAE), Tânia Suely Sales (secretária-executiva do Comsan), Léa Luiz (SMS), Andréia Cecília Braga (nutricionista da Seduc), Danielle Camila (gerente do Restaurante Popular de Nova Contagem), Natália Guerra (nutricionista), Welerson Bruno (diretor do Banco de Alimentos), Maria José e Rosângela (CMAUF), o grupo de teatro “Agente em Cena” e os acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade Única.

Valoriza esta saga do povo de Contagem a contribuição do superintendente Roberto Fiau e outros gestores como Marcos Wellerson, Marcelo Lino, Ricardo Cidadão, Sueli Baliza e Luzia Ferreira.

A comemoração já vem acontecendo desde o dia 26/03 (terça-feira), na Escola Municipal “Vasco Pinto da Fonseca” e teve continuidade no dia 29/03 (sexta-feira), no Restaurante Popular de Nova Contagem.

Este escriba entende porque o prefeito Alex de Freitas apoia e colocou quadros eficientes, competentes e responsáveis para cuidar da Saúde e Nutrição em Contagem. Com a crise da “Democracia Representativa” e das instituições clássicas da Velha Política, os Conselhos Municipais, emergem os arautos da Representatividade Popular.

Quem dera que nossos Conselhos se tornem o berço natural das novas políticas públicas que caminha como “O Pobre Servidor de Javé da Galileia” na via-crúcis da história da humanidade.

*Jornalista, embaixador e militante

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail