Festival de Folclore de Jequitibá será virtual

19 de junho de 2021 às 0h15

img
Crédito: Divulgação

Jequitibá, cidade a apenas 30 quilômetros de Sete Lagoas pela MG-238 e a 100 quilômetros de Belo Horizonte, possui uma das maiores diversidades culturais do País. Nos tempos antigos das tropas, por ali passavam todos os que vinham do sertão do Norte de Minas Gerais, margeando o rio das Velhas. Gente que deixou pelo caminho cultura e tradição.

A primeira edição do Festival de Folclore de Jequitibá aconteceu na casa do senhor Geraldo Inocêncio de Souza no ano de 1986, que naquele momento convidou a outros grupos de manifestações folclóricas da cidade, para um encontro em sua residência. Devido à importância do encontro, no ano seguinte o evento transformou-se em festival, ganhando novas proporções e se consolidando no município a partir de 1988.

A cidade de Jequitibá possui o título de capital mineira do folclore, pois em poucas regiões de Minas Gerais podem ser encontradas tantas manifestações culturais. Para manter e valorizar essa tradição, o município realiza já por 31 anos o Festival do Folclore de Jequitibá.

Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 a edição que seria a 32ª do Festival de Folclore não aconteceu, o que causou grande tristeza em todos os moradores do município e de seus arredores. A AZ Produções e Eventos, que há seis anos produz o Festival de Folclore, aprovou o projeto via Lei Aldir Blanc – Estadual, para a realização do Festival de Folclore Jequitibá Virtual que acontecerá com transmissão pelo canal do Youtube Az Produções e pelas redes sociais:Instagram (@folclorejequitibá) e Facebook (folclorejequitiba).

Em formato virtual, a partir desta segunda-feira (21) e até o próximo dia 27, o festival buscará ser o mais fiel possível em sua programação às edições anteriores. Com oficinas de artesanato, rodas de conversa, show, apresentação da Folia de Reis, dos Guardas de Congo e missa em homenagem aos folcloristas, será uma semana de programação intensa, em sua maioria, no período da noite.

A abertura será realizada às 10 horas, com a Oficina de Estandarte. Usados para decoração, estandartes também são expressão de fé em Jequitibá. É comum vê-los nas festas religiosas e nas casas. A artesã Lúcia Saturnino, de Jequitibá. vai ensinar como fazer esse objeto em uma oficina cheia de afeto e técnicas artesanais..

Às 15 horas, será realizada a Oficina de Oratório. De forma detalhada e com materiais simples do cotidiano, Lúcia Saturnino vai mostrar como confeccionar os oratórios, objeto de religiosidade tão presente no cotidiano dos moradores da cidade e de toda Minas Gerais.

Mantendo a tradição de intercâmbios culturais, na programação estão grupos folclóricos de várias regiões do Brasil como o Grupo Sabor Marajoara de Belém do Pará, Grupo Macambirais do Rio Grande do Norte, além de apresentações musicais que valorizam as culturas tradicionais como a do violeiro Chico Lobo de Minas Gerais, Grupo de Viola Caipirando do Rio de Janeiro, Meninos de Minas, de Itabira, e Congadar, de Sete Lagoas.

Haverá a apresentação do tradicional Auto do Boi da Manta pelo Grupo Carroça Teatral de Sete Lagoas, oficinas de artesanato e da cozinha tradicional de Jequitibá, lançamento de livro e documentário completam a programação junto aos personagens principais da festa que são os grupos de Folia de Reis e de congado do município.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail