A partir de amanhã, a UFMG promove o seu 15ª Festival de Verão. O já tradicional evento, que reúne atrações culturais de diversas vertentes durante o verão da Capital, se adapta às condições impostas pela pandemia da Covid-19 e terá programação on-line, gratuita e aberta ao público, até o próximo dia 11.
Com o tema “Transversal – redes de cidadania e direito à cultura”, o festival coloca a questão no centro de sua programação, buscando o reconhecimento dos sujeitos desses direitos por meio das redes de cidadania. Durante oito dias de evento, o público poderá acompanhar uma programação diversificada, com oficinas, rodas de conversa e lançamento de publicações digitais, com direito a certificado de participação.
PUBLICIDADE
A programação ainda conta com atrações artísticas – exposições, apresentações teatrais e musicais. Também acontecerá o Seminário Internacional Direito à Cultura, reunindo pesquisadores, gestores e agentes culturais latino-americanos para discutir a relação dos direitos culturais com temas como democracia, cidadania e implementação de políticas culturais.
Realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, o 15º Festival de Verão é um momento de convergência de várias ações realizadas pela universidade na área da cultura.
“As universidades públicas avançaram muito nos últimos anos no estabelecimento de suas políticas culturais. A pandemia, no entanto, tem afetado diretamente o setor cultural em todo o País, desafiando também nossas universidades para atuarem nesse contexto, contribuindo para o fortalecimento dos sistemas públicos de cultura e para a garantia dos direitos culturais neste momento de crise. Neste festival, compartilhamos com a comunidade nossas ações para a estruturação de nossa política cultural na UFMG e refletimos com parceiros internacionais sobre a cultura como um direito que precisa ser garantido. Também partilhamos ações em curso que colocam em interação a universidade e parceiros diversos do poder público e da sociedade civil na criação de políticas comuns”, destacou o diretor de Ação Cultural da UFMG e coordenador do festival, Fernando Mencarelli.
A abertura do festival será realizada amanhã, às 19 horas, com a chamada para o Mapeamento Cultural da UFMG e para o processo de elaboração do Plano de Cultura da UFMG. O plano é um importante documento, que será elaborado de forma participativa e indicará as ações prioritárias para a política cultural da universidade nos próximos anos.
Na sequência, às 20 horas, o público confere o “Renegado Samba Groove”, com participação de Elza Soares (foto). O novo show do cantor e compositor mineiro Flávio Renegado reúne a contundência do rap mineiro com a cadência do samba carioca. No repertório, clássicos que todo mundo canta. Recentemente batizado como afilhado musical do ícone Elza Soares, Renegado convida sua madrinha para a gravação de uma apresentação especial, que será transmitida pelo Festival.
Ao longo dos dias seguintes, a programação promoverá outros encontros de consagrados artistas mineiros com o público, como a apresentação inédita do cantor e instrumentista Maurício Tizumba com a cantora Titane; o espetáculo on-line “Doida no Quintal”, com a atriz Teuda Bara e seu filho Admar Fernandes; ou a valorização de saberes tradicionais mineiros, na apresentação do grupo Mulheres do Jequitinhonha.
Grupos de jovens – Ao mesmo tempo, o evento abre espaço para grupos de jovens que atuam na cena cultural da capital mineira, como a “Coletiva Afrolíricas”, formada por três negras poetas independentes; ou o “De Quebrada”, um sarau com poetas e slamers de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A atenção se volta para a periferia em diversos momentos, como na mostra de dança “#DireitoaCulturaNasQuebradas”, com sete dançarinos, pretas e pretos da Capital, ou nas atividades desenvolvidas em parceria com a “Rabiola Casa Escola”: uma iniciativa surgida na Vila da Paz, que promove ações de comunicação popular voltadas para as periferias.
Respeitando os protocolos de saúde pública vigentes em função da pandemia da Covid-19, a maior parte da programação acontecerá de maneira on-line, com transmissão pelo canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no Youtube. As ruas também terão intervenções com projeções de obras audiovisuais da mostra “Universidade Cidade”.
É possível acompanhar as atualizações sobre o evento por meio de suas redes sociais: Facebook (facebook.com/festivaldeverao) e Instagram (instagram.com/festival_ufmg).