O Festival Varilux de Cinema Francês, maior evento dedicado à cinematografia francesa fora da França, realiza sua 13ª edição oferecendo uma programação composta por 17 longas-metragens inéditos e dois filmes clássicos, que poderão ser assistidos a partir de hoje e até 6 de julho.
Em Belo Horizonte, os cinemas que fazem parte do festival são UNA Cine Belas Artes, Cineart Ponteio, Centro Cultural Unimed BH Minas e Cinemark Pátio Savassi. Os valores e horários são de acordo com cada cinema e exibição. A programação está disponível no site www.variluxcinefrances.com.
PUBLICIDADE
Na seleção dos inéditos desta edição, que conta com temáticas variadas e gêneros como comédia, drama, suspense e romance, estão produções de diretores aclamados internacionalmente e já conhecidos do público brasileiro como François Ozon (“Peter Von Kant”), Cédric Klapisch (“O Próximo Passo”), Asghar Farhadi (“Um Herói”) e Louis Garrel (“Um Pequeno Grande Plano”).
Integram a programação obras premiadas como “O Acontecimento” (foto), de Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021; “Um Herói”, de Asghar Farhadi, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021; “Contratempos”, de Eric Gravel, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza; “O Destino de Haffmann”, de Fred Cavayé, vencedor nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival du Film de Sarlat 2021; e “Peter Von Kant”, de François Ozon, indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022.
Os fãs irão rever na telona estrelas e astros consagrados como Fanny Ardant (“Os Jovens Amantes”), Isabelle Adjani (“Peter Von Kant”), Virginie Efira (“Esperando Bojangles”, “O Segredo de Madeleine Collins”), Emmanuelle Bercot (“Peter Von Kant”), Daniel Auteuil (“O Destino de Haffmann”), Gilles Lellouche (“Golias”, “Kompromat” e “O Destino de Haffmann”), Denis Ménochet (“Peter Von Kant”), Pierre Niney (“Golias”) e Romain Duris (“Esperando Bojangles”, “As Aventuras de Molière”). Nomes aclamados como Laetitia Casta (“Um Pequeno Grande Plano”), Cécile de France (“Os Jovens Amantes”), Laure Calamy (“Contratempos”) e Melvil Poupaud (“Os Jovens Amantes”) também marcam presença.
A curadoria do Festival Varilux de Cinema Francês procura sempre trazer o melhor da cinematografia francesa atual para o público brasileiro. Filmes inéditos de diversos gêneros – como drama, comédia, suspense, aventura e romance – exploram temas dos mais clássicos aos mais contemporâneos através de grandes elencos. Este ano, entre as estrelas do festival estão Fanny Ardant, Daniel Auteuil, Isabelle Adjani, Gilles Lellouche, Cécile de France, Pierre Niney, Emmanuelle Bercot, Romain Duris e Grégory Montel.
PUBLICIDADE
Presente na programação pelo oitavo ano, o diretor François Ozon estará representado com seu mais novo filme, “Peter Von Kant”, que abriu em fevereiro último o Festival de Cinema de Berlim e concorreu ao Urso de Ouro. Baseado em “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, obra-prima do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, o longa troca a personagem Petra por Peter, que se envolve amorosamente com o jovem Amir, e marca, assim, a volta de Ozon à temática LGBTQIA+.
“O Acontecimento”, da diretora franco-libanesa Audrey Diwan, traz um assunto que está constantemente na ordem do dia: o aborto. Premiado com o Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Veneza de 2021, o longa é uma adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux e conta a história de uma jovem que, em plena década de 1960, toma a difícil decisão de interromper sua gravidez.
Em suas edições, o Festival Varilux de Cinema Francês faz uma reverência aos grandes filmes, diretores e demais profissionais que marcaram a cultura francesa. Neste ano, serão duas homenagens: a um clássico da cinematografia do país, “O Papai Noel é Um Picareta”, de Jean- Marie Poiré, e aos 400 anos de nascimento de Molière, um dos maiores nomes de sua dramaturgia, através do filme “As Aventuras de Molière”, de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine.