Filarmônica de Minas Gerais inicia temporada

3 de março de 2021 às 0h15

img
Crédito: Daniela Paoliello

A abertura da nova temporada da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais será realizada amanhã e na próxima sexta-feira, às 20h30, na Sala Minas Gerais, em concerto regido pelo maestro Fabio Mechetti e que terá como solista o principal contrabaixista da orquestra, Neto Bellotto. O programa terá a célebre e revigorante “Quinta Sinfonia de Beethoven”; “Rosamunda: Abertura, D. 644”, de Schubert e o desafiador “Concerto para contrabaixo nº 1 de Bottesini”, nos 200 anos do compositor italiano, que será interpretado por Bellotto.

As apresentações terão presença de público, sendo que a venda de ingressos estará disponível somente para a apresentação da sexta-feira, a partir das 15 horas de amanhã, no site www.filarmonica.art.br ou na bilheteria da Sala Minas Gerais. O concerto de amanhã terá transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica no YouTube.

“Damos início à nossa 14ª temporada apostando numa programação que reflete nossa perspectiva de otimismo ao longo deste ano. Pensada para ser desenvolvida paralelamente ao retorno gradativo à normalidade, a temporada 2021 mostrará a força transformadora da boa música sinfônica através de um repertório estimulante, cativante e com solistas de grande relevância, desde nossos próprios talentosos músicos a nomes internacionais consagrados. Como exemplo, o concerto que abre a temporada, em 4 de março, contará com a presença de nosso principal contrabaixista, Neto Bellotto, executando o desafiador Concerto nº 1 de Bottesini (comemorando seus 200 anos de nascimento), e será encerrado com a intensa energia positiva que caracteriza a Quinta Sinfonia de Beethoven. Nossa programação revisitará mais uma vez as sinfonias de Beethoven, assim como celebrará importantes datas, como os 125 anos da morte de Carlos Gomes, os 100 de morte de Saint-Saëns e os 50 anos de morte de Stravinsky. Esperamos contar com a participação de todos, torcendo para que, ao longo do ano, possamos nos reaproximar cada vez mais de nosso público”, afirma o maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais,

Um rigoroso protocolo de segurança orienta a realização dos concertos para garantir a saúde do público, dos musicistas e da equipe técnica, como a limitação da presença de, no máximo, 393 pessoas por apresentação, o que corresponde a cerca de 26% da capacidade total da Sala (1.493 lugares). Além disso, o público terá sua temperatura medida antes do acesso à Sala Minas Gerais e será obrigatório o uso de máscara por todo o período de permanência no espaço.

Durante as apresentações, haverá um intervalo de 20 minutos, quando serão realizados os “Concertos Comentados”, palestras em que especialistas comentam o repertório da noite. A curadoria do projeto é de Werner Silveira, percussionista da Filarmônica, e o convidado dos concertos de amanhã e sexta-feira é Valdir Claudino, contrabaixista e professor da Escola da Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Claudino foi instrumentista da Filarmônica.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail