Filmes com mulheres na direção ganham destaque

11 de agosto de 2020 às 0h10

img
Crédito: Reprodução

As mulheres ainda lutam para se destacar e ter o reconhecimento que merecem em várias áreas, inclusive no cinema. Em agosto, o público terá a oportunidade de conhecer relevantes diretoras cinematográficas francesas.

Isso porque o Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa, terá esta edição dedicada a “filmes dirigidos por mulheres”, com encontro virtual no próximo dia 26, às 18 horas. As inscrições gratuitas para participar estão abertas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.org. até o dia do evento.

Desta vez, o bate-papo terá a participação de integrantes do projeto “Cine Suffragette”, uma revista digital dedicada às mulheres e minorias no cinema, para complementar a discussão sobre o tema e os filmes.

As produções indicadas pelo Bande à Part deste mês são ‘’Respire’’ (2014), de Mélanie Laurent, ‘’Agnus Dei’’ (2015), de Anne Fontaine, e ‘’A Última Loucura de Claire Darling’’, (2018) de Julie Bertuccelli. Os longas podem ser assistidos gratuitamente pelo Festival Varillux em Casa.

O encontro acontece on-line, via plataformas digitais (Zoom) com cada pessoa em sua casa em respeito às determinações de isolamento social. A equipe organizadora enviará no dia 26 de agosto aos inscritos o link de acesso à sala de bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão.

A iniciativa, que tem como parceiro o Festival Varilux em Casa, tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes franceses, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles.

Em “Respire”, Charlie tem 17 anos. A idade das paixões, das emoções, das convicções. Tímida e comportada, é atraída imediatamente por Sarah, carismática e rebelde nova aluna da escola. As jovens logo passam a dividir intimidades e segredos, mas o relacionamento ganha ares estranhos quando verdades vêm à tona.

“A última loucura de Claire Darling” (foto) é uma comédia dramática. No primeiro dia de verão, Claire Darling, interpretada pela eterna Catherine Deneuve,  decidiu se livrar de todos os seus bens. Ela colocou todos os seus objetos favoritos no gramado da frente para uma esplêndida venda de garagem. Como uma horda de espectadores, curiosos e vizinhos lutam ferozmente pelas as antiguidades ridiculamente subvalorizadas de Claire – cada objeto ressuscita flashes de sua vida trágica e extravagante. Alertada por seus amigos de infância, Marie Darling, a filha distante de Claire, é forçada a voltar para a mansão da família para interromper essa venda e desvendar as razões de sua decisão.

Já “Agnus Dei” é um drama vivido no fim da Segunda Guerra Mundial, na Polônia. A enfermeira francesa Mathilde descobre que as freiras moradoras de um convento vizinho foram estupradas por soldados invasores. Muitas delas estão grávidas. Apesar da ordem de prestar socorro apenas aos franceses, Mathilde começa a tratar secretamente de todas as freiras e madres. Ela deve enfrentar os julgamentos das próprias pacientes, que se sentem culpadas por terem violado o voto de castidade, e se recusam a ter o corpo tocado por quem quer que seja, mesmo uma enfermeira.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail