Fórum discute o direito ancestral à terra

25 de novembro de 2020 às 0h09

img
Crédito: Arquivo Pessoal

A programação do 24º Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte (forumdoc.bh) segue on-line e gratuita até o próximo sábado. Além dos filmes organizados em três principais grades de programação – Mostra Temática “Esta Terra é a nossa terra”, Mostra Contemporânea Brasileira e Sessões Especiais –, o público é convidado a participar das discussões e reflexões do Fórum de Debates, que compreende o seminário “Esta terra é a nossa terra”, os sete encontros com realizadores(as) da Mostra Contemporânea Brasileira, uma masterclass e as entrevistas com cineastas referenciais. Os encontros do Fórum de Debates têm transmissão pelo canal do YouTube do festival (@forumdoc), com tradução em libras.

O seminário “Esta terra é a nossa terra”, com etapas hoje e amanhã das 15 às 17h30, propõe atualizar as discussões a respeito das diversas lutas pela terra – pelo direito ancestral à terra, ao corpo enquanto primeira terra que habitamos e sobre a impossibilidade de justiça social sem que todos tenham um chão, e teto, para viver. A partir das discussões suscitadas pelos filmes da mostra homônima, 13 lideranças atuantes e inspiradoras foram convidadas para compartilhar suas motivações e trajetórias no seminário do forumdoc.bh.

Em pauta está, especialmente, a situação de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, camponeses, migrantes, trabalhadoras e trabalhadores pobres das metrópoles brasileiras. Entre os convidados estão: Preta Ferreira (artista e ativista no MSTC), Poliana Sousa (MLB) e Pedro Severien (Movimento Ocupe Estelita). Com relação às questões indígenas, o seminário contará com nomes como o do Cacique Babau (foto), da terra indígena Tupinambá de Olivença, de Maria Ricarda (Quilombo Campo Grande) e de Alessandra Korap (liderança Munduruku).

Hoje, às 19 horas, e na sexta-feira, às 17 horas, estão programados encontros com realizadoras e realizadores da Mostra Contemporânea Brasileira cujas discussões estão sistematizadas em torno dos filmes organizados em diferentes temáticas: invenções formais; demarcar telas; cosmologias, religião e o corpo em performance; e cinema: corpo-político-periférico.

Fechando a programação do fórum de debates, as entrevistas com realizadores e realizadoras estão disponíveis no site www.forumdoc.org.br. Podem ser vistos os bate-papos com Paula Gaitán (É Rocha e Rio, Negro Leo), com participação de Negro Leo; Emílio Domingos (Favela é Moda), com participação de Roger Deff; Miguel Antunes Ramos (A flecha e a farda), Mariana Lacerda (Gyuri); Berenice Mendes (A classe roceira); e Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero (Essa terra é nossa!).

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail