Gruta Rei do Mato ganha acesso

1 de setembro de 2020 às 0h09

img
Crédito: Divulgação

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, na região Central, lançou um programa de visitação virtual. O projeto integra as comemorações pelos 11 anos do espaço e tem objetivo de ampliar o acesso a uma das cavernas mais visitadas do Brasil, com apoio da tecnologia.

Quando o espaço for reaberto, pessoas que têm dificuldade de acesso poderão percorrer o local com o uso de óculos de realidade virtual e um celular próprio para essa tecnologia. Outra opção é “entrar” na caverna por meio de um vídeo, com imagens em 360 graus, a partir de qualquer lugar com acesso à internet, por meio de um link. Essa novidade promete fazer mais sucesso ainda neste período em que as unidades de conservação do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Minas seguem temporariamente fechadas em prevenção à Covid-19.

O vídeo está disponível no canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Nesse caso, o visitante virtual precisa usar o mouse para arrastar a imagem e ter a dimensão em 360 graus, ou então movimentar o telefone, caso esteja visualizando de algum smartphone.

A experiência com os óculos, que poderá ser testada quando a visitação nas unidades de conservação for retomada, permite a imersão mais completa, com movimentos com a cabeça para visualizar o passeio e visão em três dimensões.

A novidade é fruto de um projeto de mestrado do Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm). Desenvolvido pelo biólogo Wanderson Renato Silva de Jesus, mestre em biotecnologia e gestão da inovação, o projeto surgiu com a ideia de ampliar a visitação da unidade de conservação, especialmente para o público que possui alguma dificuldade de mobilidade, como cadeirantes e idosos, entre outros.

Na visita tradicional, o acesso a gruta se dá por 200 metros iniciais de caminhada e depois mais 220 metros em desnível, que conta com 131 degraus.

O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, destacou a importância do projeto como iniciativa de inclusão social. “Este projeto é uma porta aberta a todas as pessoas, inclusive aquelas que possam ter alguma dificuldade para acesso. Ele se soma a uma iniciativa já bem sucedida nos parques estaduais do Ibitipoca e Itacolomi, que são as cadeiras Julietti, adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção. Temos buscado ações para promover acessibilidade nas áreas de uso público das unidades de conservação”, afirmou.

Parcerias – O projeto contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e também da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). Os equipamentos adquiridos para o projeto foram doados à unidade de conservação.

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato faz parte da Rota Lund, composta também pelo Parque do Sumidouro, onde fica a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, e pelo Monumento Natural Estadual Peter Lund, onde está a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo. A Gruta Rei do Mato possui formações espeleológicas de estalagmite e estalactite raras. (As informações são da Agência Minas)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail