Imagens artísticas propõem reflexão sobre a pandemia

24 de novembro de 2020 às 0h10

img
Crédito: ANA FLÁVIA BRAGA-DIVULGAÇÃO

Durante 26 dias, Belo Horizonte será palco para um show de arte e reflexão sobre a pandemia. A exposição: “Dual-Do Caos à Essência”, que será aberta ao público amanhã e poderá ser vista até 20 de dezembro nos dois andares do salão circular do espaço Avantgarde (avenida Raja Gabáglia, 4.343, Santa Lúcia), traz, em um cenário que mistura dança, música, projeções mapeadas e criatividade, 18 imagens registradas pelas fotógrafas mineiras Daniela Braga e Juliana Lima, de bailarinos utilizando apenas três componentes que se tornaram essenciais a partir do novo coronavírus: máscara, consciência e atitude.

“A sensibilidade dos artistas embutida em cada foto, por meio de movimentos e expressões faciais, reproduz um pouco das experiências e emoções vividas pelas pessoas nesse momento caótico. É a eternização de sentimentos e transformações em imagens históricas”, destaca Daniela Braga.

As fotografias jogam com a luz, as cores e com o movimento para reproduzirem o caos e, ao mesmo tempo, mostrarem a essência das emoções humanas. Outro detalhe é a profundidade das imagens, que pode ser sentida nos dois metros e meio de altura de cada uma das obras. “Estamos vivendo um período delicado, com uma mistura de sentimentos, conflitos, incertezas e, ao mesmo tempo, de transformações, por isso registrar de forma artística e convidar as pessoas a refletirem sobre esse cenário histórico mundial é tão importante”, comenta Juliana Lima.

As máscaras usadas pelos dançarinos nas fotos foram criadas exclusivamente para a mostra pelos artistas: Victor Dzenk, Fernanda Villefort, Fernanda Mello, Pj, Marcio Buzellin , Klaucia Badaró , Nath Rodrigues, Gustavo Grecco, Maurício Tizumba , Vinicius Póvoa, Cida Nogueira, Gabriela Junqueira, Sergio Viana, Joao Diniz, Claudia Parizzi , Marcia Charnizon, Alyson Carvalho, Lena Pinheiro e Kleber Lommez. E cada uma delas traz um recorde do caos gerado pela epidemia mundial, seja no formato, nas cores, na composição ou nos adereços.

Essa percepção individual sobre a desordem emocional, física, sanitária e econômica, que impactou o planeta, ainda pode ser percebida nas projeções mapeadas que simulam a comunicação dos bailarinos com as fotos. “Cada um deles fez a sua dança do caos, com o corpo e com o rosto, que poderá ser assistida por meio das projeções que vão rodear cada um dos quadros”, adianta Juliana. A fotógrafa acrescenta que a integração será do bailarino com ele mesmo. “Na foto ele se mostra e na projeção ele se observa. A essência e o caos juntos”, explica.

A música também terá um papel especial na mostra. “Ela fará uma conexão entre as obras, os dançarinos e os sentimentos e conflitos expressos”, diz Daniela. Para isso, o maestro André Brant, a soprano Camila Correa, o violinista Lucas Barreto, o trompetista Pacífico Júnior, o contrabaixista Camilo Christófaro e o artista Márcio Buzelin, da banda Jota Quest, criaram um arranjo musical exclusivo para a exposição.

Solidariedade – Após o término da exposição em Belo Horizonte, a mostra vai percorrer outros locais do País, instigando a reflexão sobre esse momento caótico e cheio de transformações que o mundo vivencia. Depois de concluído todo o percurso será realizado um leilão das máscaras e da primeira tiragem das obras fotográficas. E, todo o valor arrecadado com essa ação será destinado para instituições filantrópicas.

“Com essa iniciativa esperamos levar um pouco de bons sentimentos e de solidariedade para pessoas que dependem de ajuda e que, em geral, são muito afetadas em tempos de crise. É uma forma de perceber e vivenciar essa pandemia com um outro olhar e é justamente isso que queremos com a nossa arte”, enfatiza Juliana.

A exposição pode ser visitada de quarta-feira a domingo, entre 18 e 22 horas. Os interessados poderão adquirir os ingressos no Sympla. Como medidas de proteção contra a Covid-19, no local serão utilizadas máscaras, álcool em gel e será feita a medição de temperatura e adotado o distanciamento entre as pessoas.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail