Lagoa da Pampulha ganha limpeza

17 de setembro de 2021 às 0h20

img
Crédito: Divulgação/PBH

O movimento “Unidos pelo Oceano”, uma parceria do Grupo Mulheres do Brasil e do Instituto Ecológico Aqualung, realizará amanhã a limpeza de praias, córregos, rios, lagoas, praças e ruas, em diversas partes do Brasil e do mundo. O objetivo é comemorar o Dia Mundial de Limpeza da Terra (18 de setembro).

Em Belo Horizonte, será feita a limpeza da orla da Lagoa da Pampulha, amanhã, a partir das 9h. O ponto de partida será a Praça Dalva Simão, próximo à Casa do Baile. Os participantes poderão percorrer toda a extensão da lagoa ou parte dela durante a coleta.

“Estarmos envolvidas e apoiar ações como esta é extremamente importante para o Grupo Mulheres do Brasil. Acreditamos fortemente que a união da sociedade civil gera uma força extraordinária, como visto durante o Unidos pela vacina”, ressalta Fernanda Andrade, líder em Belo Horizonte do Mulheres do Brasil.

Os 100 primeiros participantes receberão camiseta, saco para o lixo, máscaras e luvas biodegradáveis para a ação de coleta. O ponto de pesagem dos resíduos coletados será no mesmo local do início da caminhada, às 11h. Todos serão pesados para posterior separação e correta destinação. Todos os protocolos de segurança, ainda necessários durante a pandemia, serão respeitados.

Segundo estudos da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 80% de todos os resíduos nocivos encontrados nos oceanos são provenientes da terra e acabam indo parar no mar através dos rios, colocando em risco os ecossistemas marinhos. Se nada for feito, até 2050, mais de 90% de toda a vida marinha do oceano estará se alimentando desses resíduos.  Tudo começa pelo lixo nas ruas, que vai para os córregos, rios e descarrega milhões de toneladas de sujeira nos mares.

Além da limpeza de praias, córregos, rios, lagoas, praças e ruas, o Mulheres do Brasil e o Instituto Aqualung criaram o programa de formação de líderes ambientais, um curso online de especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O programa visa apresentar diretrizes e ações propostas pela Agenda Global 2030 da ONU e também: Conscientizar e estimular o participante a adotar uma visão mais sustentável em sua organização, escola, ONG ou comunidade, entre outros.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail