Fruto de uma ampla pesquisa sobre Licença Social para Operar (LSO), o novo livro da Diretora da ESA Socioambiental Consulting, Ana Lúcia Frezzatti Santiago, será lançado nessa quarta-feira (11) durante a Exposibram 2019.

Intitulado “Licença Social para Operar e Avaliação de Impacto Social”, a obra é embasada em estudos de especialistas do Canadá e Austrália líderes no assunto e, por meio da comparação com o contexto brasileiro, foi possível gerar novos modelos de gestão, além de críticas ao uso da LSO em países em desenvolvimento que apresentam alto índice de vulnerabilidade social.

O livro traz um olhar crítico para a LSO à luz dos crescentes desafios nas relações entre empresas de mineração e comunidades locais e apresenta modelos e índices de gestão que integram as características específicas do contexto local e facilitam o envolvimento das comunidades locais, resultando em uma confiança crescente na empresa para uma LSO mais robusta.

“O setor mineral em âmbito mundial enfrenta desafios relacionados à confiança e aos impactos das suas operações. Os impactos do setor mineral, já bastante conhecidos, assumem uma nova dimensão devido à proporção que adquirem quanto à impossibilidade de cálculo e de controle. Acima de tudo, muitas vezes, transcendem jurisdições territoriais e avançam, no tempo, para outras gerações, como no caso das tragédias de Mariana e de Brumadinho”, afirma Ana Lúcia Frezzatti Santiago.