Minas lança Plano de Convivência com a Seca

14 de maio de 2020 às 0h09

img
Crédito: Divulgação-Cedec

O governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), lançou o Plano de Convivência com a Seca 2020, na última terça-feira, durante seminário on-line. Devido ao isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus, o evento foi realizado pela internet, ao vivo, no canal da Cedec no Youtube, em parceria com Associação Mineira de Municípios (AMM).

O documento contém um diagnóstico da seca em Minas Gerais e também uma análise do ambiente que a compõe. Com base nisso, foram elencadas ações prioritárias a serem adotadas pela Defesa Civil no processo de mitigação dos efeitos causados no período de estiagem, de abril a setembro. O objetivo é garantir dignidade e qualidade de vida às pessoas que vivem nas áreas afetadas.

Para o chefe do Gabinete Militar do governador Romeu Zema e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, o lançamento do plano deste ano envolve, além de ações que visam à prevenção contra a seca, medidas inovadoras para conter esse fenômeno.

“Conseguimos colocar soluções que poderão trazer mais conforto e resiliência às comunidades, principalmente do semiárido mineiro. Temos o projeto de entrega de água com o caminhão pipa, que deve atender mais municípios neste ano, e temos também o Programa Água Doce, uma política pública permanente, que esperamos começar as obras até o fim do ano”, detalha Rodrigues.

O Programa Água Doce (PAD) será realizado pela Cedec, juntamente com o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A iniciativa prevê a instalação de dessalinizadores em 69 localidades rurais do semiárido brasileiro, com a finalidade de tornar a água própria ao consumo humano e a usos diversos.

Os municípios localizados, em sua maior parte, nas regiões Norte e vales do Mucuri e Jequitinhonha, são os mais atingidos pelos efeitos da seca em Minas Gerais. No período de estiagem, isso é, quando não ocorrem chuvas, essas cidades têm sua economia afetada pelas consequências do fenômeno na agricultura e pecuária. A falta de água ainda impacta diretamente a qualidade de vida de toda a população que reside nesses locais.

Para reduzir e responder à seca, a Defesa Civil tem desenvolvido várias ações. Em 2019, a Cedec atendeu 76 municípios, por meio do Transporte e Distribuição de Água Potável (TDAP), levando água para mais de 100 mil pessoas. Além disso, o órgão também entregou 15.631 cestas básicas a 102 municípios, e apoiou 148 cidades na decretação de situação de emergência.

O Seminário de Seca 2020 termina hoje. O evento, transmitido via canal da Defesa Civil no Youtube, é desenvolvido para promover a cultura da resiliência e antecipar as ações dos gestores municipais durante o período da seca.

Na prática, a participação de cada município no encontro garante que os coordenadores locais contribuam com a diminuição do sofrimento da população mineira afetada com os efeitos da estiagem. (As informações são da Agência Minas)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail