Mostra da FCS homenageia a artista Yara Tupynambá

16 de dezembro de 2021 às 0h30

img
Crédito: Divulgação

 A Fundação Clóvis Salgado (FCS), através da Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), apresenta a mostra “Chama! – Acervos da Memória”. Alcançando a sua sétima edição, a mostra tem como objetivo possibilitar aos alunos do Cefart a aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula. Desta vez, será composta por produção textual crítica, propostas educativas, conteúdo audiovisual, apresentação virtual de obras do acervo e de obras digitais produzidas pelos alunos. Toda a programação homenageará a artista mineira Yara Tupynambá, celebrando o acervo da Fundação Clóvis Salgado. A exposição pode ser vista no site da FCS.
Para esta edição, os alunos e professores elaboraram todas as atividades a partir de estudos, pesquisas e discussões sobre os quatro trabalhos da artista visual Yara Tupynambá que compõem o acervo da FCS. “Escolhemos trabalhar com o acervo da Fundação Clóvis Salgado na mostra por sabermos da importância que ele representa para a história e a memória afetiva do público mineiro”, explica a coordenadora da Escola de Artes Visuais do Cefart, Mariana Rodrigues. Dentre as obras apresentadas na mostra, o destaque vai para um vídeo de entrevista com Tupynambá, em que a artista destaca pontos focais de sua carreira e traça um panorama sobre a importância da preservação da memória e acervo das instituições culturais.
 A proposta curatorial elaborada pelos professores da Escola de Artes Visuais tem a memória como temática e o objetivo de traçar uma conexão com o acervo da Fundação Clóvis Salgado. “Ao nos conectarmos com esse acervo, ativamos a memória coletiva das obras de arte que marcaram a história das galerias do Palácio das Artes durante seus 50 anos de existência. Também nos conectamos com as memórias afetivas do público que visitou as exposições, dos artistas que apresentaram seus trabalhos nesse espaço e de todas as vivências que ocorreram em torno dessas obras”, relata a coordenadora.

Criação – Onde encontro as memórias? De onde vêm minhas memórias? Para quem mostro nossas memórias? O movimento guarda a memória? Memória é feita de esquecimentos? Do que é feita a memória? Para onde vão as memórias? Como criar memórias? A partir destas perguntas ativadoras, que nortearam a proposta curatorial da mostra, os alunos foram convidados a elaborar e enviar trabalhos artísticos. “As obras escolhidas e apresentadas nesta mostra são cheias de sensibilidade, afeto e recordações de um passado. Elas podem ser revisitadas ao olhar de cada visitante que também queira fazer esta viagem para dentro de suas próprias memórias. Com a experiência em curadoria no Cefart, consegui ver outro lado das artes, além de estudar as obras, o sentimento, a visão do artista em elaborar seus trabalhos e suas perspectivas”, relata a aluna Érika Lima, que fez parte da curadoria da mostra.
Pela segunda vez consecutiva, a mostra Chama entra em contato com o acervo da Fundação Clóvis Salgado, e, desta vez, homenageia uma das artistas mais icônicas das artes visuais em todo o Brasil: Yara Tupynambá. Atuante desde a década de 1950, a artista mineira, natural de Montes Claros, no Norte de Minas, é referência na área ao redor do mundo. “Escolhemos homenagear a Yara pois ela é uma das artistas mais relevantes presente na coleção. Com setenta anos de trabalho, ela é pintora, gravadora, desenhista, muralista e professora. Foi aluna de Guignard, um dos maiores pintores brasileiros da história, estudou gravura com Goeldi, além de estudar arte na UFMG, defendendo sua tese sobre Albert Dürrer. Foi também professora e diretora da Escola de Belas Artes da UFMG e realizou exposições individuais nas maiores casas de arte do Brasil e do mundo”, explica Mariana.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail