Mostra resgata história do cinema mineiro

24 de junho de 2022 às 0h25

img
Crédito: Divulgação

Em celebração ao Ano da Mineiridade, a Fundação Clóvis Salgado exibe no Cine Humberto Mauro a mostra “Cinema Mineiro em Cartaz”, com curadoria do pesquisador Victor de Almeida, a partir de hoje e até 7 de julho, que reúne um conjunto de filmes relevantes da história do cinema de Minas Gerais. O público também terá a oportunidade de conferir debates, publicações de textos inéditos, além de um curso presencial sobre a história do cinema mineiro. A mostra foi concebida em parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), com o Instituto Humberto Mauro e com o Centro Técnico do Audiovisual (CTAV), reforçando a importância do trabalho em pesquisa e preservação dessas instituições.

Exibindo um conjunto de 20 filmes, com dez curtas e dez longas metragens raros e singulares da cinematografia de Minas Gerais, a mostra tem como intuito a valorização e recuperação da história do cinema mineiro, demonstrando a riqueza da expressão artística e cultural de todo o estado. A curadoria foi feita pelo produtor, pesquisador e diretor Victor de Almeida, com auxílio de pesquisa realizada por Lourenço Veloso, que desenvolve relevantes projetos do audiovisual em Minas Gerais, e por Nicolly Rejara, pesquisadora e crítica de cinema.

Integram a programação obras como “Tesouro Perdido” (1927), de Humberto Mauro, “O General” (2003), de Fábio Carvalho, “Os Marginais” (1968), realizado por Moises Kendler e Carlos Alberto Prates Correia, “Perdidos e Malditos” (1970), de Geraldo Veloso; “Rio Babilônia” (1982), de Neville D’Almeida, “Batismo de Sangue” (foto), de 2006, dirigido por Helvécio Ratton, e “Baronesa” (2017), de Juliana Antunes. Os filmes serão exibidos no Cine Humberto Mauro e parte da programação estará disponível on-line na plataforma de streaming CineHumbertoMauromais.com. A entrada permanece gratuita, com ingressos distribuídos durante o horário de funcionamento da bilheteria, no dia de cada sessão.

Dividida em duas partes, “Cinema Mineiro em Cartaz” tem sua primeira fase entre os dias 24 e 30 de junho, contando com a exibição dos filmes, além da realização do curso ministrado pelo diretor e pesquisador Paulo Augusto Gomes. A segunda parte, que será realizada entre os dias 1º e 7 de julho, exibe a reprise de toda a programação e apresenta um debate sobre a relevância da preservação do cinema mineiro, com participação do pesquisador Alexandre Pimenta e diversas instituições ligadas à memória da cultura cinematográfica do estado. 

De Humberto Mauro a Helvécio Ratton e Neville D’Almeida, a influência do cinema de Minas Gerais reflete por todo o audiovisual nacional. Filmes inventivos e experimentais produzidos, principalmente, com poucos recursos por todo o território mineiro, continuam, até os dias atuais, reverenciados e aclamados. Porém, para Bruno Hilário, gerente do Cine Humberto Mauro, pouco é falado e discutido em formações cinematográficas sobre a história e a influência do cinema do estado. A partir disso, introduz-se a importância de realizar uma mostra tão significativa. “É sempre muito importante reverenciar o cinema de Minas Gerais. Existe uma certa lacuna na formação da nossa história cinematográfica, que é tão marcante para a filmografia do país. Neste sentido, estamos trazendo essa mostra como uma forma de celebrar a história do nosso cinema, além de exaltar a importância dos nossos artistas e dessas obras que possuem raras exibições”, relata Hilário. “

A programação também vai exibir uma cópia restaurada e cedida pelo Centro Técnico Audiovisual de Tesouro Perdido, dirigido por Humberto Mauro. “É um filme de 1927, extremamente raro e muito pouco exibido. Este é um dos primeiros filmes de Humberto Mauro. Vamos retomar essa obra em memória ao cineasta que é considerado o grande patrono do cinema brasileiro.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail