Patrimônio cultural é celebrado em agosto

10 de agosto de 2019 às 0h03

img
Crédito: Lucia Sebe Secom-MG

Em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural (celebrado em 17 de agosto), o Circuito Liberdade vai oferecer extensa programação focada em “Cozinha e Cultura Alimentar”. Ao longo de uma semana, haverá atrações como mesas-redondas (temas como “Sistemas agrícolas como Patrimônio Cultural”), exposições de fotografias sobre a cultura alimentar mineira, rodas de conversas (com os temas “O Patrimônio Imaterial e a festa na mesa: sociabilidade, rituais e alimentação”, “Queijo de Minas: saberes locais e o patrimônio cultural” e “Tradição e Renda: Redes locais e as possibilidades de desenvolvimento social”), além de performance artísticas, feiras gastronômicas e visitas guiadas.

Além das atrações específicas em sintonia com o Dia do Patrimônio Cultural, equipamentos integrantes do Circuito também apresentam novidades para o mês de agosto. A Academia Mineira de Letras realiza o seminário do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG com as doutoras Cláudia Maia, Ethel Mizrahy Cuperschmid e Lucíola Macedo para falar do tema “Primo Levi 1919 – 2019”. Além disso, o espaço aborda os 50 anos da 1ª edição de “Fenomenologia da obra literária”, de Maria Luíza Ramos, com a doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Paris VII, Eneida Maria de Souza.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal tem, entre suas atrações para o mês, o bate-papo e gravação de podcast do programa Cinema&Ciência, com o tema Animais Peçonhentos. Com a participação de Renato Silveira e Raquel Gomes, do Cinematório, e a professora Giselle Agostini Cotta, o bate-papo abordará filmes famosos que se relacionam com o tema, como Anaconda e Indiana Jones. Com roda de conversa, o museu ainda recebe a Aldeia Jabuticaba para tratar de “A infância na literatura brasileira”. A temática convida pais e educadores para refletir sobre a inserção da criança em grandes obras literárias brasileiras de autores como Guimarães Rosa, Fernando Sabino, Cora Coralina e Manoel de Barros.

Neste mês também acontece a IV Primavera Literária no Centro Cultural Banco do Brasil, uma festa da literatura que reúne mais de 40 editoras independentes, além de uma programação intensa de bate-papo com autores, oficinas, contação de histórias e palestras.

Com entrada franca, a exposição Paul Klee – Equilíbrio Estável reúne mais de 100 obras do suíço, pintor e poeta, que transitou por diversos estilos, como o Cubismo, Expressionismo Alemão, Construtivismo e Surrealismo.

A Casa Fiat de Cultura preparou para o público, em agosto, atrações como a exposição Beleza em Movimento, que mostra a originalidade e a elegância visionária dos ícones do design italiano no século XX. O evento ainda apresenta cinco importantes ícones do design de automóveis, como o Casas Bertone e Zagato. Para intensificar e aprofundar sobre o assunto, o equipamento oferece o minicurso “História do Automóvel, uma paixão que atravessa o século XX”, que propõe uma discussão da cultura automobilística.

No Memorial Minas Gerais Vale, o Coral Jovem Sesc demonstra a percepção musical dos 60 jovens com idade entre 15 a 18 anos, numa apresentação sob o comando da maestrina Flávia Campanha. O museu no mês de agosto conta também com a palestra “Favela – Formação e Potencialidades”, que aborda aspectos da concepção das favelas em Belo Horizonte.

Comemorando os 50 anos da Coleção Mineiriana, a exposição Moda e Economia Mineira, chega à Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, com obras de autores importantes que contam a trajetória da moda no estado. O evento conta com croquis e materiais produzidos por alunos do Curso de Moda da Fumec.

Já o Espaço do Conhecimento UFMG dá continuidade, neste mês, às atividades e oficinas relacionadas ao universo científico. Todos os sábados acontece a Observação Noturna do Céu e do Sol. Às terças e sextas, as exposições “Energia em Movimento”, “Janela Lateral”,

“Demasiado Humano” e “Astronomia Política: entre eclipses e cometas” ficam à disposição do público, com a classificação livre. (Com informações da Agência Minas)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail