Pinturas de Lorenzato ganham exposição

23 de setembro de 2020 às 0h09

img

O pintor mineiro Amadeo Luciano Lorenzato (1900-1995) completaria 120 anos em 2020. Mas as suas obras o eternizaram e, por isso, raros quadros pintados por ele estarão disponíveis para visitação até 20 de dezembro na Rodrigo Ratton Galeria (rua Alagoas, 1.314, loja 27c, Shopping 5ª Avenida, Funcionários), durante a exposição ‘Noites e Noturnos’, com entrada gratuita e mediante agendamento prévio para evitar aglomerações. A exposição segue todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e respeita todos os decretos municipais.

O organizador da exposição ‘Noites e Noturnos’, Rodrigo Ratton, que é o proprietário do espaço onde será realizado o evento, explica que os 120 anos de Lorenzato não poderiam passar em branco. “É uma exposição não comercial. Não vamos vender nenhuma obra, pois o objetivo é exibir para o público um pouco do que o artista contribuiu para a arte, levando o nome de Minas Gerais para os quatro cantos do mundo”, conta. Serão sete pinturas que retratam paisagens noturnas, estrelas, astronautas e cenas da cidade. “Vamos apresentar apenas um recorte de sua vasta obra, reconhecida nacional e internacionalmente, e assim celebrar um dos grandes nomes da arte brasileira. Simultaneamente, vamos homenagear o responsável pelas primeiras exposições do artista, Palhano Júnior”, explica Ratton.

Filho de imigrantes italianos, Lorenzato nasceu no dia 19 de fevereiro, na capital mineira. Foi trabalhador da construção civil como pintor. Depois de um acidente, dedicou-se à pintura de quadros, talvez por pura intuição criativa. Considerava-se um autodidata, que imprimia em suas pinturas a singularidade das cenas cotidianas, com marcados volumes, texturas densas e ricas em cores. Ele criava, dessa forma, aquilo que se tornou o mais característico em sua pintura: o “penteado”, através de pentes propriamente ditos e tintas que ele próprio fazia.

Lorenzato deve ser considerado um exemplar do alto modernismo brasileiro e, acima de tudo, um artista livre que, equipado de gestos únicos, pintava o que via. Além dos casarios, que são expressos na grande maioria das suas obras, pintou também paisagens, noturnos, abstratos, pores do sol, naturezas mortas, céus estrelados, barcos, prédios e fábricas. Com suas formas geométricas reduzidas, construiu as mais diversas figurações, utilizando-se de um estilo simplificado.

De forma singular retratou uma visão única do mundo ao seu redor. O artista não fazia distinção entre o erudito e o popular, ao invés disso, ele se desvencilhava de tendências e movimentos, possibilitando demonstrar em sua obra sua principal marca: a originalidade. Na sua autodefinição dizia: “Amadeo Luciano Lorenzato, pintor autodidata e franco atirador. Não tem escola. Não segue tendências. Não pertence a igrejinhas. Pinta conforme lhe dá na telha. Amém”.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail