Prefeituras mineiras utilizam Planos de Estudos Tutorados

17 de junho de 2020 às 0h08

img
Crédito: Divulgação-Secretaria de Educação de Oliveira

No cenário de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o regime de cooperação entre Estado e municípios se fortalece ainda mais.

Com a suspensão das aulas presenciais, prefeituras mineiras também têm utilizado ferramentas do Regime de Estudo não Presencial, em especial, os Planos de Estudos Tutorados (PETs). Os materiais foram oferecidos para todas as cidades e o uso é facultativo.

De acordo com a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG), Andréa Pereira da Silva, está sendo feito um levantamento para saber quais prefeituras estão utilizando as ações, mas o que se percebe é que muitos municípios estão adaptando os materiais de acordo com as necessidades da sua rede de ensino.

A presidente da Undime-MG ressalta a importância do regime de colaboração no momento atual. “Essa parceria é de excelência. Necessitamos caminhar juntos diante da pandemia. O regime de cooperação vem se fortalecendo, cada vez mais, e quem sai ganhando com isso são os estudantes mineiros”, afirma Andréa.

A Undime-MG foi uma das parcerias da Secretaria de Estado de Educaçãos (SEE) na elaboração do PET voltado para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. E, em regime de cooperação, a entidade atuou junto à SEE na elaboração e implementação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).

No município de Arinos, no Norte de Minas, a opção foi pelo uso integral do PET. “Não fizemos adaptações. Utilizamos todo o material encaminhado pelo Estado. Imprimimos para todos os alunos e tivemos boa aceitação. Fizemos, também, uma parceria com a rede estadual para a entrega das apostilas”, conta a secretária municipal de Educação, Maria do Socorro Souza da Silva.

Rede Minas – Em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, o PET está sendo utilizado como textos de apoio. “É um material bom e rico. Ele está servindo de apoio e sendo incorporado ao nosso planejamento. Também orientamos nossos professores que pedissem aos pais que os alunos assistissem ao programa “Se Liga na Educação”, transmitido pela Rede Minas, em especial os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental”, ressalta a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos.

São Sebastião do Paraíso está entre os municípios mineiros que receberam receptores que captam o sinal da emissora. O envio do receptor foi feito pelo governo estadual.
Em Campo Belo, também no Sul de Minas, a secretária municipal de Educação, Rosana Junqueira Neves Silveira, conta que estão sendo utilizadas as atividades propostas no Plano de Estudo Tutorado (PET). “Estamos fazendo adequações e complementações de acordo com as necessidades dos nossos alunos, mas estamos utilizando todas as atividades”, explica.

Já em Caratinga, no Vale do Rio Doce, a equipe da Secretaria de Educação da cidade começou as atividades utilizando um material próprio. Depois, os professores fizeram uma análise do nível de desenvolvimento e de aprendizagem de cada turma e, a partir disso, os PETs foram inseridos na rotina.

A secretária de Educação da cidade, Elaine Teixeira Cardoso Alves, fala sobre a parceria com o Estado. “A Superintendência Regional de Ensino é bem próxima. Está sempre atuando em parceria conosco e isso facilita ainda mais nosso vínculo”, destaca. (As informações são da Agência Minas)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail