Prêmio estimula produção de curtas

4 de agosto de 2021 às 0h15

img
Crédito: LÉO RODRIGUES / AGÊNCIA BRASIL

As inscrições para o 7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento estão abertas até o dia 9 de setembro de 2021. O edital dá continuidade à parceria entre o Cine Humberto Mauro e o BDMG Cultural, unidos pelo fomento da cadeia produtiva do setor audiovisual mineiro. A parceria entre as instituições tem como objetivo premiar e estimular o trabalho de profissionais independentes através de curtas inéditos.

A nova edição do prêmio propõe aos realizadores o desafio de pensar o cinema de invenção, conforme o conceito estabelecido pelo cineasta Jairo Ferreira (1945-2003). O marco do cinema de invenção é o pensamento voltado à produção experimental, e, no contexto do prêmio, surge como um estímulo aos processos criativos cujas propostas estéticas e conceituais utilizem meios de produção de baixo custo, popularizados com o acesso à tecnologia digital. A temática é livre, contando que os proponentes tenham realizado os curtas-metragens respeitando o isolamento social.

Os candidatos devem realizar a inscrição de um curta-metragem inédito e finalizado, contando com uma estrutura mais simplificada de produção – as filmagens podem ser feitas inclusive por aparelhos celulares, com duração máxima de 10 minutos. 20 curtas-metragens serão premiados com o valor de R$ 6.000,00 cada. A decisão de conceder o prêmio a obras já finalizadas tem o objetivo de encurtar o tempo de produção e acelerar o processo do recebimento do recurso disponível para a ação.

Todos os filmes premiados serão exibidos em plataformas on-line e em mostras gratuitas e presenciais no Cine Humberto Mauro. As exibições presenciais serão realizadas tão logo as instruções para o enfrentamento da Covid-19 determinarem os protocolos sanitários para a realização segura de tal atividade.

“O edital de curtas-metragens de baixo orçamento chega em sua 7ª edição e reafirma o compromisso do BDMG Cultural e da FCS em estimular a produção audiovisual de Minas Gerais. Atravessamos uma pandemia que faz com que o setor cultural se reinvente a todo instante; e isso também impacta os modos de produção e os processos artísticos de filmes”, ressalta a diretora-presidente do BDMG Cultural, Gabriela Moulin.

 Poderão concorrer ao 7º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Curta-Metragem de Baixo Orçamento como proponentes apenas pessoas jurídicas, incluindo microempreendedor individual (MEI), cujos sócios ou responsáveis legais sejam profissionais do setor audiovisual residentes em Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente a partir do preenchimento de formulário online, cujo link estará disponível no site do BDMG Cultural (www.bdmgcultural.mg.gov.br) e da FCS (www.fcs.mg.gov.br). Os proponentes poderão inscrever apenas uma proposta.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail